Pratos de Cerâmica

Pratos de Cerâmica

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPratos de Cerâmica

A hora decorar a mesa para um jantar com pessoas especiais é um momento de carinho e cuidado. Ali, você irá colocar inspiração e um pouco de sua personalidade e gosto em cada detalhe para que todos se sintam acolhidos pelo anfitrião. Se você se identifica com a premissa de que a preparação da mesa merece tanta atenção quanto a refeição em si, deve saber que pratos de cerâmica são fundamentais para encantar os convidados.

Pensando nisso, o Westwing, maior loja virtual de casa e decoração do país, separou informações muito importantes sobre os tipos de pratos de cerâmicas existentes no mercado e a importância de jogos de pratos para compor a mesa. Além disso, saiba mais sobre porcelana, que é um tipo de cerâmica descoberta na China e popular no mundo todo. Os pratos de cerâmica irão pendurados na parede, então conheça mais sobre os pratos de cerâmica decorativos.

Tipos de Cerâmica

São quatro tipos principais de cerâmica no mercado: a terracota, a faiança, a grês e a cerâmica vidrada. O modo de produção é a etapa que as diferencia entre si:

  • Terracota é uma argila cozida em forno e não vidraçada. A superfície é lisa e pode ser pintada com facilidade.
  • Louca faiança uma cerâmica obtida por meio de uma pasta porosa submetida a altas temperaturas, podendo ser revestida de esmalte ou envernizada. Costuma ser pintada com ornamentações decorativas.
  • Grês é um tipo de cerâmica envidraçada feita de quartzo, argila, feldspato e areio. Pode ser pintada, mas não costuma apresentar essa necessidade.
  • Vidrada é o tipo de cerâmica mais popular, conhecida pela fabricação de azulejos.

Jogos de Pratos

Seja para receber convidados especiais em sua casa ou para fazer as refeições cotidianas, os jogos de pratos de cerâmica fazem parte da seleção de itens essenciais em uma cozinha: as peças precisam ser adquiridos logo no primeiro dia de mudança, afinal, sem elas torna-se impossível seguir o cotidiano. Mesmo assim, escolha com carinho e tome muito cuidado para encontrar o jogo de pratos de cerâmica que complementem harmonicamente com os outros itens da decoração. Os pratos de cerâmica funcionam bem por serem versáteis e estarem disponíveis em diversos estilos decorativos.

Louças em Porcelana

Resultando nos lindos pratos de cerâmica, os primeiros registros sobre a existência da porcelana aconteceram na China entre os séculos VI e VII, quando um forno de cerâmica ultrapassou a temperatura habitual e resultou em um elemento surpreendente. Os produtores ficaram encantados com a dureza, translucidez e cor branca da peça e começou-se a utilizar a porcelana, mesmo que ainda sem nome. O nome foi adotado por Marco Polo para descrever o material que conheceu na China e levou para a Itália, onde foi popularizada.

Pratos de Cerâmica Decorativos

Os pratos de cerâmica são esteticamente fortes e belos e podem servir tanto para servir durante as refeições como ocuparem a função decorativa em paredes da casa. Isso mesmo, escolha belos pratos de cerâmica ornamentados e faça uma composição entre eles, variando no tamanho e nos desenhos. O resultado será fantástico e irá ganhar destaque na decoração de sua casa.

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas