Prateleiras Retrô

Prateleiras Retrô

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPrateleiras Retrô

Simples e versáteis, as prateleiras viraram tendência e tem sido uma das escolhas mais assíduas quando o objetivo é dar ordem e otimizar os espaços. Especialmente em tempos em que os projetos construtivos e imóveis mais reduzem do que crescem, elas são curingas para a disposição dos mais variados objetos e ainda ajudam a decorar. Hoje em dia, há modelos bastante modernos e, inclusive, inusitados, mas ainda é possível encontrar as belas e funcionais prateleiras retrô.

Assim como o estilo que lhe dá nome, as prateleiras retrô resgatam as formas e o design do passado, dando a peças novas os mesmos atributos conferidos a acessórios antigos. O resultado é um toque gracioso e nostálgico, capaz de transformar ambientes e ainda torná-los mais práticos e organizados. Está curioso em conhecer melhor as prateleiras retrô? Então volte no tempo e confira o especial produzido pelo Westwing para homenagear estas queridas do décor!

Prateleiras Retrô: Tipos e Características

Para entender e descobrir o que e como são as chamadas prateleiras retrô, basta compreender qual é o conceito central do estilo. Neste contexto, entram as peculiares e evidentes características da decoração anos 40 a 60, incluindo aí muita criatividade e a releitura de traços remotos, mas sempre com um quê de moderno.

Reconhecer as prateleiras retrô também envolve saber quais os principais materiais que a compõe. Alguns modelos de prateleiras de metal ou ferro, por exemplo, podem ser considerados retrô, sobretudo se fixadas na parede ou quando temáticas e reproduzirem velhas placas de carro ou outros objetos.

Há, ainda, as prateleiras de aço, geralmente de chão e com várias divisórias ou de parede e que imitam canos aparentes industriais. Já os padrões mais simples e comuns de prateleiras retrô são fabricados em madeira e contam com delicadas mãos francesas e trabalhadas em formatos de arabescos ou contornos curvilíneos.

Crie suas Próprias Prateleiras Retrô!

Se a ideia é distribuir prateleiras retrô pela casa para dar um ar antiguinho ao décor, uma proposta bem bacana é criar peças personalizadas e que se utilizem de simples técnicas DIY (“faça você mesmo”, em inglês). Pintar uma prateleira de madeira com tons fortes e alegres ou lixá-la formando um efeito pátina é uma ótima sugestão e ajuda a conferir a atmosfera retrô desejada.

Outra dica é fazer uso de malas velhas, serrando-as ao meio e fixando-as na parede, uma indicação ideal também ao estilo vintage. Lembre-se, ainda, que dar vida a prateleiras retrô significa resgatar suportes originais do passado, usados pela família ou descartados pela avó, por exemplo, e reaproveitando-os em algum cantinho do seu lar.

Usos e Vantagens das Prateleiras Retrô no Décor

É na hora de dar função às prateleiras retrô que percebemos o quanto elas são decorativas e multifuncionais, uma vez que se adéquam aos diferentes espaços de uma casa. Nas paredes de uma sala de estar, elas dão ordem a artigos decorativos e podem ajudar a organizar os itens que não couberam no rack.

Já como prateleiras para livros, se tornam charmosas estantes no quarto ou home office e ainda ajudam a dar ordem a materiais de escritório. Neste caso, a dica é dispor de móveis antigos ou vintage no mesmo ambiente, criando um cenário harmonioso e cheio de personalidade. Sabia que as prateleiras retrô também servem como excelentes prateleiras para cozinha? Experimente usar modelos de madeira branca e tenha um cantinho encantador!

Próximas campanhas