Portas

Portas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPortas

Acessos convidativos por onde se recebe a visita de amigos e familiares, as portas ocupam um importante lugar e não apenas na entrada social de casas ou apartamentos: elas delimitam outros espaços, proporcionam iluminação natural, dividem ambientes, adornam e contribuem com a adequação das dimensões de um cômodo – quando pequeno, ajudam a dar mais espaço, quando grandes, impõem presença e ganham destaque.

Amplos ou pequenos, simples ou cheios de detalhes, os modelos de portas são infinitos e atendem a diferentes gostos e necessidades. Estes tipos de esquadria ainda indicam os padrões estéticos e o estilo da residência, especialmente as portas de acesso principal. Confira as dicas do Westwing para decidir quais modelos de portas mais se adequam ao espaço de sua casa. Reunimos aqui suas principais características e demonstramos como usá-las do jeito certo na decoração. Inspire-se nas opções e acessórios!

Modelos de Portas

As portas são como um convite de cada casa e cada cômodo, devem ser convidativas e podem ter um toque misterioso, para que você se sinta intrigado a entrar no novo ambiente. Existem diversos modelos de portas, desde as de madeira maciça até as de vidro transparente, assim como há portas “de abrir”, de correr, pivotantes, entre outras.

Confira os modelos de portas que selecionamos especialmente para você decidir qual porta é a ideal para a entrada do seu lar ou dos seus cômodos:

  • Portas de giro: é a mais comum entre as portas, também conhecidas como “portas de abrir”.  As portas de giro são de aço, ferro ou alumínio e podem ter outra porta menor acoplada, normalmente feita de vidro, perfeita para locais que necessitem de ventilação. A porta principal dá acesso a locais externos; quando fechada, permite a entrada de ar pela porta menor.
  • Portas de correr: entre os modelos de portas, as de correr são ideais para dar mais espaço a cômodos reduzidos, elas têm abertura horizontal para ambos os lados e podem ser de madeira, alumínio ou aço. As portas de correr são usadas em áreas internas e externas, dividem cômodos e são perfeitas para integrar ambientes. Podem tanto correr por dentro da parede como por fora. Uma porta de correr para entrada principal é ideal para aliar praticidade e ampliar o espaço do cômodo interno.
  • Portas pivotantes: modernas e elegantes, existem em dimensões distintas e seu uso é mais indicado para a entrada principal da casa. As portas pivotantes modernas são consideradas contemporâneas também por seu mecanismo diferenciado, que não usa dobradiça e faz a porta girar por um eixo vertical de forma que, quando aberta para fora, parte dela gira no sentido inverso. Este modelo de porta pode ser encontrada em madeira, MDF e alumínio.
  • Portas sanfonadas: também são grandes parceiras de lugares pequenos e abrem para a lateral; são mais acessíveis e com instalação simplificada, podendo ser feita pelo próprio morador. De seus materiais, os mais comuns são madeira e PVC.
  • Portas balcão: ótimos acessos a áreas externas, como sacadas e jardins, elas são de madeira, aço ou alumínio e possuem quatro “folhas”, duas que abrem para fora, normalmente de vidro, e duas para dentro, formada por venezianas. Também existem no modelo de correr, sendo as partes fixas de venezianas e as de correr em vidro.

As Portas na Decoração

Além de bom senso na escolha das portas, para que se adéquem ao espaço e combinem com as cores e o estilo do cômodo, é importante entender com o vendedor qual é a maneira correta de instalá-las, já que cada uma tem uma montagem própria, ou contratar um técnico.

Portas largas e altas são elegantes e imponentes quando colocadas na entrada central da casa. Alpendres e halls ficam bem charmosos e sofisticados quando, por exemplo, incluem uma porta pivotante alta de madeira ipê com puxador de aço polido. Já os cômodos integrados, como salas unidas a sacadas, cozinhas a áreas de serviço e quartos a varandas, ficam modernos e funcionais com uma porta de correr de vidro com trilho aparente.

Ideias de Portas

Se a ideia é fugir das cores neutras para a decoração de suas portas, a dica é investir em esquadrias coloridas, com tons de azul, vermelho ou amarelo; em espaços internos, eles dão mais alegria e destaque, claro, desde que na medida certa. Além das diferentes pinturas, todos os tipos de portas aceitam o uso de peças decorativas, como as guirlandas rústicas, delicadas e graciosas, e os adesivos, que vão de discretos e básicos a temáticos e lúdicos.

A madeira merece destaque, já que a maioria das portas é feita com ela! Os tipos e padrões de madeira maciça conferem cores variadas; dentre os principais estão o mogno, cedro, eucalipto e a imbuia. Portas de madeira ainda existem no modelo decorado, com desenhos clássicos, que deixam o ambiente com um décor colonial.

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar as portas da sua casa em detalhes decorativos que irão fazer a diferença! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a escolher as melhores portas para o seu lar, com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração, e até dicas de modelos de portas, com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você decorar com a porta que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa. Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos comemorativos de uma maneira original! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar a sua casa com portas pivotantes modernas e milhares de produtos inovadores que você conhece aqui diariamente. Aproveite!

Próximas campanhas