Porta Sanfonada

Porta Sanfonada

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPorta Sanfonada

Proporcionando uma rápida e fácil solução para pequenos espaços, a porta sanfonada é simples e prática sem perder a elegância. Ela recebe esse nome exatamente porque  funciona como uma sanfona e dobra-se em pequenas partes quando aberta, ficando no tamanho (profundidade) de um batente padrão. Elas existem há muito tempo, sendo que os primeiros modelos foram encontrados por arqueólogos em ruinas da Roma Antiga, mas as opções atuais evoluíram em relação a construção e materiais utilizados.

A diferença entre a porta sanfonada e a camarão (outro modelo dobrável) é que a primeira é composta por pequenas partes flexíveis, enquanto a segunda é formada por folhas maiores articuladas por dobradiças. No Westwing você encontra os melhores conselhos para todo tipo de espaço, seja ele grande ou pequeno, e aproveita para conferir a melhor seleção de móveis e itens de decoração da internet brasileira.

Características

As portas sanfonadas são fabricadas principalmente em PVC rígido de alto impacto ou em madeira e possuem tamanhos convencionais e sob medida, já que podem ser bem extensas em sua largura quando fechadas. Essas portas ainda podem ser lisas ou decoradas com vidros e espelhos. O metal não é muito utilizado em sua fabricação, ficando restrito a modelos para áreas externas, conhecidos como portão sanfonado. As cores mais comuns são bege, cinza e branco, além dos tons de madeira.

Vantagens da Porta Sanfonada

A porta sanfonada é muito útil em banheiros, quartos, closets, cozinhas, despensas e lavanderias, além de ser muito usada também como divisória em escritórios, espaços comerciais e estabelecimentos na área da saúde.

Entre os motivos que podemos citar para esse uso tão presente estão sua fácil instalação, manutenção e limpeza, sua resistência a cupins, fungos, mofo e a maresia, sistema de abertura suave e geralmente silencioso, seu preço bem acessível, a facilidade de usá-la em decorações sóbrias e descontraídas, e claro, o pouco espaço que ocupa.

Instalando uma Porta Sanfonada de PVC

As portas sanfonadas são muito fáceis de instalar, sendo as únicas que não necessitam de mão de obra especializada para essa operação. Veja um exemplo abaixo de como fazê-lo.

  1. Além dos objetos fornecidos pelo fabricante, você vai precisar de trena, furadeira, esquadro, serra, escada, chave phillips ou de fenda (dependendo dos parafusos que vieram com o produto), prumo e lápis.
  2. Meça a área onde será instalada a sua porta sanfonada e faça uma reta continua bem no centro, ligando lado direito e esquerdo, passando pela parte acima de sua cabeça.
  3. Caso haja necessidade, corte o trilho superior, usando a serra, para que ele caiba perfeitamente na parte de cima do “batente”.
  4. Caso a altura da porta também necessite de ajuste para caber no espaço onde ela será instalada, retire com a chave phillips as tampas de junção na parte de baixo da porta, serre a quantidade desejada e recoloque as tampas.
  5. Marque em cima da linha traçada no passo 1 os pontos de fixação, para suporte do trilho superior e lateral, e com a furadeira perfure-os, encaixe as buchas e fixe os suportes com a chave.
  6. Encaixe o trilho superior na porta sanfonada e em seguida fixe-o nos suportes, bem como os laterais.
  7. Atente-se para o lado onde vai ficar o fechamento da porta e encaixe do pino. Do lado oposto, prenda com parafusos o trilho lateral a porta.

E pronto! Sua nova porta sanfonada está pronta para uso. Aproveite!

Próximas campanhas