Porta-Queijo Ralado

Porta-Queijo Ralado

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPorta-Queijo Ralado

O queijo ralado é o toque de primor que complementa pratos, saladas e gratinados. Vai bem com massas e alimentos assados e não pode faltar em um jantar sofisticado e gostoso. Já pensou em ter um lindo porta-queijo ralado à mesa? Ele pode ser feito de cerâmica, porcelana, inox ou até plástico. Seus pequenos furinhos limitam a saída do queijo, que é despejado de forma controlada nos alimentos.  

O queijo ralado dá sabor a diversos tipos de pratos e, se ralado na hora, fica mais gostoso ainda! Com um porta-queijo ralado você evita sujeiras à mesa e deixa tudo mais bonito. Um parmesão ralado na hora é tudo de bom, né? Seus convidados certamente ficarão encantados com esse capricho na hora de servir um almoço ou jantar. Se for para gratinar, despejar o queijo em cima de um assado fica muito mais fácil com um porta-queijo ralado, que te ajuda a dosar a quantia ideal.

Parmesão: o rei dos queijos ralados

O parmesão é um tipo de queijo italiano, denominado também de Parmigiano-Reggiano. Originalmente produzido na região de Parma, Reggio Emilia, Modena, Bolonha e Mantova, é feito com vacas da raça frisone, introduzidas no território por volta dos anos 900. A vaca reggiana também é utilizada nessa produção. Esse queijo dá um sabor extra a pratos como massas, carnes e saladas e, se colocado em um porta-queijo ralado, sai na quantidade exata para seu deleite.

O Grana Padano e todo o seu sabor

O Grana Padano é um queijo italiano típico da Planície Padana e se assemelha muito ao Parmigiano-Reggiano. É feito com leite de vacas criadas localmente, de cura longa (pelo menos um ano) e é um queijo semi-gordo, de pasta dura. Esse tipo de queijo é menos salgado que o Parmigiano, porém produzido em maior escala e mais barato que seu “irmão”. Em um porta-queijo ralado ele fica ainda mais delicioso, já que pode ser consumido de forma lenta e prazerosa.

Porta-queijo ralado: qual é o melhor?

Atualmente, há inúmeras opções de porta-queijo ralado no mercado. São diversos tipos, formatos, cores, materiais e estilos de porta-queijo ralado para todo os gostos. Para não errar no momento de comprar esse item você precisa considerar o estilo dos seus talheres e pratos, por exemplo. Se você tem peças de inox, opte por um porta-queijo ralado desse material. Se, por outro lado, você gosta de peças de cerâmica, então essa será a alternativa de porta-queijo ralado que melhor combinará com os acessórios à mesa. Se você gostar de ralar esse alimento de forma mais grossa, escolha um porta-queijo ralado com buraquinhos maiores para facilitar a saída do queijo.

Risoto de queijo Grana Padano

Que tal preparar um delicioso risoto utilizando esse queijo italiano? Confira essa receita incrível!

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de arroz italiano do tipo carnaroli ou arbório

– 1 cebola branca pequena

– 3 colheres (sopa) de manteiga

– 2 taças de vinho branco seco

– 2 xícaras de chá de queijo grana padano ralado bem fino e na hora

– Sal (a gosto)

– Pimenta-do-reino (a gosto)

– 1 colher (sopa) de azeite virgem

– Azeite trufado ou crema tartufata (a gosto)

– Caldo de frango (a gosto)

Como preparar

Pique a cebola em pedaços bem pequenos e refogue-a no azeite em fogo baixo. Adicione o arroz e refogue por mais dois minutos, mexendo sempre. Depois, coloque o vinho e mexa até que todo o líquido se evapore. Na sequência, em fogo baixo, adicione o caldo de frango aos poucos.

Depois que o risoto estiver al dente e cremoso, desligue o fogo e finalize com a manteiga e o queijo grana padano ralado. Acerte o sal e pimenta-do-reino e adicione o azeite trufado a gosto.

Próximas campanhas