Porta Pivotante

Porta Pivotante

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPorta Pivotante

Se na hora de montar sua casa o que você procura é elegância e sofisticação em cada detalhe, você precisa conhecer a porta pivotante. Geralmente feita sob medida para projetos exclusivos, ela possui muitas vantagens sobre os modelos de portas mais comuns e é ótima para halls de entrada de residências, prédios, restaurantes e lojas, destacando o acesso. As portas pivotantes foram muito difundidas por arquitetos de grande renome, como Le Corbusier e Jose Lluis Sert, e hoje ganham cada vez mais espaço na arquitetura.

A porta pivotante é ideal para quem quer um design diferenciado, além de facilitar a passagem de um ambiente à outro e garantir melhor circulação do ar. Veja aqui no Westwing as melhores dicas de produtos para facilitar sua reforma e deixar sua casa muito mais sofisticada sem gastar muito. Inspire-se com a gente.

Como Funciona

A porta pivotante abre mão do uso de dobradiças e se apoia e movimenta em torno de um eixo central composto por pivôs, colocados na parte de baixo e de cima da porta, regulando a abertura da folha enquanto um trecho menor é projetado para o lado contrário.

Os pivôs geralmente são posicionados mais a esquerda da porta, mas dependendo do tamanho desta, podem ficar até mesmo no centro. O importante é que em ao menos um dos lados a porta pivotante abra uma passagem de no mínimo oitenta centímetros. Leve sempre em consideração também que o eixo de rotação da porta costuma ocupar dez centímetros da largura da folha.

Vantagens da Porta Pivotante

As portas pivotantes não são apenas cheias de personalidade, como tem muitas vantagens em relação a outros modelos, por exemplo:

  • Elas são fáceis de criar e de instalar;
  • Economizam espaço por girarem em um eixo vertical;
  • É possível optar por portas maiores e mais pesadas;
  • Elas não deixam as ferragens a mostra;
  • Abertura suave e silenciosa.

Materiais

A porta pivotante pode ser fabricada em uma boa variedade de materiais, principalmente pesados, visto que ela precisa ter um estrutura mais rígida que deve combinar com o desenho da esquadria. Os produtos mais utilizados na confecção de portas de entrada são madeira maciça e metal, já nas partes internas da casa, para separar áreas comuns como salas, cozinha e varandas, o vidro é bastante utilizado, sendo ideal para projetos abertos. Ainda podemos encontrar modelos com dois materiais, como portas de vidro com a folha emoldurada por madeira, MDF ou metal.

Outro ponto a ser bem pensado em uma porta pivotante são os puxadores, que geralmente são grandes e altos, dependendo do tamanho da porta, para facilitar sua movimentação.

Existem muitos desenhos de porta pivotante, mas o mais indicado é que você, junto com seu arquiteto, crie uma exclusivamente para o seu ambiente, assim além de ter uma peça única, você evita as dores de cabeça que podem vir com a dificuldade de encontrar um modelo que supra as necessidades de seu espaço. Invista nesse tipo de porta cheia de personalidade e garanta o sucesso de sua decoração.

Próximas campanhas