Porta Lisa

Porta Lisa

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPorta Lisa

Construir ou reformar não são tarefas fáceis, mas escolher cada detalhe da sua casa pode ser muito prazeroso. Tudo pode ser planejado do jeito que você desejar, mas as vezes apostar em peças básicas é garantia de sucesso e praticidade. As portas lisas são um exemplo disso, simples e econômicas, elas combinam com qualquer ambiente independente do tipo de material em que são fabricadas.

As portas existem deste de que o ser humano começou a construir suas primeiras edificações e houve a necessidade de criar um passagem que ligasse o lado exterior ao interno e ainda pudesse ser lacrada, para proteção contra intempéries climáticas. Elas não evoluíram muito em sua forma com os anos, pois na Grécia e Roma antiga já existiam modelos de porta lisa, de correr e até dobráveis. Confira as dicas da Westwing para não errar na escolha de itens essenciais para sua casa.

Componentes

A porta lisa, por sua simplicidade e preço, geralmente é mais utilizada no interior de casas e apartamentos para separar ambientes e é constituída pelos seguintes elementos:

  • Folha – é a parte principal da porta, podendo ser definida como uma chapa lisa de um material resistente que é responsável pela vedação de espaços quando fechada.
  • Batente – é uma espécie de “moldura da porta”, composta por formas retangulares que são fixadas junto a abertura da parede, no mesmo material da folha geralmente, e garantindo a fixação desta.
  • Guarnição – é o elemento que permite esconder o rejunte entre a parede e o batente.
  • Maçaneta – Pode ser simples ou decorada, dando maior acabamento a uma porta lisa, sendo responsável pelo movimento de abrir e fechar, junto a dobradiças e trinco, seja ele com ou sem fechadura.

Além destes componentes, é importante notar que uma porta lisa residencial tem entre 2 e 2,15 metros de altura por 3 a 3,5 centímetros de espessura. Para modelos na entrada a largura deve ser de no mínimo 80 centímetros, já para quartos, cozinhas, banheiros e restante da parte interna da casa, devem ter 70 centímetros.

Materiais de uma Porta Lisa

A porta lisa mais comum é a feita de madeira ou MDF, pois proporcionam melhor isolamento de temperatura e de som e facilidade na pintura, mas elas também podem ser feitas em aço, alumínio, PVC ou vidro.

As portas de vidro são mais utilizadas para separar ambiente interno e o quintal de parte de trás de casa ou varandas de apartamentos. O PVC é o mais usado em projetos exclusivos, possuindo varias vantagens. Já as portas metálicas são pouco comuns e muito caras, sendo o modelo mais durável.

Décor Simples

As portas lisas de madeira são ótimas para compor uma decoração simples e refinada. Pinte-as em uma cor que combine com as paredes, ou até mesmo na cor destas. Para as feitas em madeira nobre, um bom verniz basta para chamar a atenção.

Maçanetas de metal ou acrílico decoradas dão o charme final para essas peças tão fundamentais. Mantenha sua casa elegante e minimalista com uma bela porta lisa.

Próximas campanhas