Porta Japonesa

Porta Japonesa

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPorta Japonesa

Buscando inspiração para utilizar a porta japonesa na composição do seu ambiente? A milenar arquitetura oriental guarda amplo potencial e pode ser utilizada como inspiração para a criação e decoração de ambientes de todos os estilos. Modernidade e tradicionalismo se encontram no design de móveis e acessórios que dão vida a espaços que surpreendem tanto pela estética quanto pela funcionalidade. Que tal aprender como usar portas japonesas para aproveitar o máximo do potencial do seu interior?  

O uso das portas japonesas ou shoji é conhecido há séculos no mundo oriental. Ao longo das últimas décadas, este estilo de esquadria passou a gozar de vasta popularidade também no ocidente devido às suas características funcionais. O Westwing esclarece tudo sobre as funcionalidades das portas japonesas. Saiba determinar se a porta japonesa é a escolha certa para o seu interior e veja dicas para decorar interiores montados com este tipo de esquadria.  

Por que Utilizar uma Porta Japonesa ou Shoji?

A porta japonesa ou shoji é um tipo de esquadria de correr construída tipicamente com papel emoldurado em uma armação de madeira. Bastante versátil, a porta japonesa pode ser utilizada também como divisória e até como falsa parede. Por ser montada com papel, a porta japonesa é ideal para facilitar a difusão de luz natural, propiciando uma iluminação aconchegante e ao mesmo tempo privativa nos cômodos.

A porta japonesa é ideal para ambientes onde há necessidade de aliar aproveitamento de espaço, iluminação natural e privacidade. Em termos estéticos, a porta japonesa é uma excelente opção para a montagem de interiores baseados em decoração eclética, oriental e minimalista.

Porta_Japonesa

Estilos de Portas Japonesas

O cipreste, bambu e o cedro são as madeiras mais tradicionais aplicadas à construção de portas japonesas. Para a tela da porta japonesa, o papel translúcido é a opção mais clássica. No entanto, hoje em dia, é possível encontrar ou mesmo montar uma porta japonesa utilizando materiais mais duráveis ou de acordo com as preferências estéticas do morador.

O policarbonato é um substituto do papel bastante utilizado na construção de portas japonesas modernas, especialmente no caso das esquadrias japonesas aplicadas a ambientes externos. O plástico também é uma escolha de tela popular e os metais vêm sendo cada vez mais utilizados em substituição à madeira.

Porta Japonesa Estilo Faça Você Mesmo

Uma importante vantagem funcional da porta japonesa é a facilidade com que pode ser montada. Pode-se optar tanto pela criação de uma porta japonesa tradicional quanto pela readequação ou reaproveitamento de uma porta usada ou em desuso. Pela rota tradicional, pode-se criar uma tela ou armação vazada de madeira e colar papel translúcido por trás da armação. Com a ajuda de dobradiças, é possível montar uma porta de japonesa tradicional transportável do tipo divisória, se o desejo for utilizar a esquadria como uma espécie de painel. Portas antigas podem ser reaproveitadas para de forma similar. Nesse caso, há a possibilidade de simplesmente substituir o vidro da esquadria por papel translúcido ou vazar a esquadria para a adição da tela.

Viu como é simples explorar o estilo japonês na decoração? Continue navegando pelo Westwing para se inspirar com muito mais conteúdo sobre casa e decoração.

Próximas campanhas