Porta de Ferro

Porta de Ferro

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPorta de Ferro

Quando você escolhe as portas da casa, é preciso levar em conta uma série de fatores. Desde as condições naturais da região – incluindo chuva, sol e umidade – até a sua segurança e a estética. Portas internas e externas exigem cuidados diferenciados. Hoje o Westwing vai falar sobre a porta de ferro. Elas são amplamente utilizadas na construção pela sua variedade e duração, já que o ferro é um material resistente.

Além da sua fácil instalação, a porta de ferro pode ser encontrada em vários modelos. Existem no mercado desde opções simples e bastante funcionais, como as portas venezianas, até modelos sofisticados, com design elegante e cheios de detalhes. Já portas de ferro de correr são indicadas para ambientes menores, onde você precisa ganhar espaço. Conheça as indicações do Westwing e saiba como usar a porta de ferro na sua casa.

Onde colocar a porta de ferro?

A porta de ferro é ideal pra entrada da casa e ambientes externos. Resistentes, aguentam exposição a ações do tempo, como sol e chuva desde que sejam protegidas com produto apropriado. Podem ser usadas na área interna, desde que em harmonia com os outros elementos no ambiente. Combinam com decoração moderna, rústica ou industrial. Uma porta de ferro na varanda ou terraço fica muito charmosa!

Cores de portas de ferro

Se a sua porta de ferro está sem vida, desbotada ou precisando de uma reforma, é possível pintá-la para recuperar sua aparência e funcionalidade. Antes de pintá-la, lixe a superfície para retirar possível acúmulo de ferrugem e resíduos. Depois, é fundamental aplicar uma demão de zarcão de modo a proteger o elemento da deterioração. Finalize aplicado tinta específica para metais. Lembre-se que há diversas possibilidades em cores para portas de ferro para você escolher. Que tal apostar em uma tonalidade diferente para trazer um ar marcante à sua porta de ferro de entrada. 

Qual modelo de porta de ferro escolher?

Porta de ferro de abrir: Esse estilo de porta de ferro é o mais comum. Trata-se do modelo tradicional de porta cuja instalação se adapta a maioria dos ambientes.

Porta de ferro de correr: As portas de ferro de correr são ideais para ambientes pequenos, já que não ocupam espaço de circulação nos cômodos. Do ponto de vista estético, essas portas também são ideais quando o objetivo é a criação de uma atmosfera moderna nos ambientes.

Porta de ferro pivotante: Outro modelo indicado para quem prioriza a otimização de espaço, as portas de ferro do tipo pivotante têm se tornado cada vez mais populares. Esse tipo de porta gira em torno do seu próprio eixo ao ser aberta e é uma opção cada vez mais aplicada a residências modernas.

Em relação à estética, a porta de ferro pode ainda apresentar detalhes de acabamento ou partes de vidro e madeira. Avalie tais possibilidades ao escolher o modelo certo para o seu ambiente.

Limpeza

  1. O primeiro passo na limpeza da porta de ferro é retirar a poeira com uma flanela seca.
  2. Em seguida, dilua algumas gotas de detergente incolor em água e faça a limpeza com uma esponja macia. Para retirar sujeiras acumuladas nos cantinhos da porta de ferro, use um pincel.
  3. Depois desse processo, retire a umidade com um pano seco.

Não utilize solventes, saponáceos e outras substâncias ácidas para evitar causar danos à superfície da porta. Palhas de aço e esponjas grossas também devem ser evitadas na limpeza da porta de ferro.

Manutenção e cuidados especiais

Evite limpar a porta de ferro quando o sol estiver sobre a peça. O detergente pode secar rápido e ficar impregnado, causando manchas. Para prevenir ferrugem e corrosão, é importante que a peça esteja bem pintada.

As portas de ferro não são indicadas para uso em áreas próximas ao mar, pela grande concentração de sal. Considere a opção por alumínio se o seu imóvel está localizado em uma área exposta a salitre.

Como tirar ferrugem da porta?

Para eliminar a ferrugem, raspe a superfície afetada com uma lixa fina. Em seguida, passe uma demão de zarcão para impedir que a porta de ferro enferruje outra vez. Depois que o zarcão secar, pinte a estrutura na cor escolhida.

Tomando os cuidados necessários, a porta de ferro terá vida longa! Agora basta escolher a sua!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

 

Próximas campanhas