Porta Camarão

Porta Camarão

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPorta Camarão

A cada ano que passa, parece que novas casas e apartamentos estão ficando cada vez menores, por isso economizar espaço e criar ambientes integrados tem se tornado essencial. Uma ótima maneira de fazer isso e ainda manter a elegância de seu lar é apostar em uma porta camarão e sua versatilidade. Ela é aberta permitindo que uma folha dobre-se sobre outra, as quais ficam reservadas na lateral.

A porta camarão também é chamada de porta articulada e pode ser composta por duas ou mais folhas, que se fecham de apenas um dos lados do batente ou de ambos, sendo muito utilizada como divisória, na entrada de cômodos bem pequenos e guarda roupas. Só no Westwing você encontra a melhor curadoria de decoração para modificar seu lar com muita sofisticação e deixá-lo com a sua cara. Inspire-se em nossas ideias e transforme a sua composição!

Uso da Porta Camarão

Como já dito, a porta camarão é ideal para ambientes pequenos, como lavabos, banheiros e closets, pois permite a abertura sem bater em peças dispostas dentro do espaço ou incomodar quem o utiliza.

Como divisória, a porta articulada pode separar ou integrar visualmente dois espaços, como sala de estar e jardim, quarto e varanda, cozinha e área de serviço, entre outros exemplos. Porém como a porta camarão possui frestas entre cada duas de suas folhas, ela permite a passagem de odores e sons, não sendo a melhor opção para o isolamento de um ambiente.

Ela não é indicada como porta de entrada por não ser muito segura, mas para quem ainda sim quiser optar por ela nesta função deve investir em outros modelos de fechadura, dobradiças reforçadas e travas na parte inferior e superior.

Instalação

O mais indicado é que as portas camarão sejam instaladas por um profissional para evitar qualquer tipo de problema, mas caso você queira tentar, aqui vão algumas dicas para o modelo mais simples de duas folhas:

Observe com cuidado onde cada folha será instalada, se na esquerda ou na direita.

  1. Coloque-as lado a lado nos cavaletes, observando pelo lado oposto do que vão se abrir e faça uma marca na posição das dobradiças, bem como indique qual é a parte de cima e a de baixo de ambas.
  2. Prenda uma folha a uma bancada e marque a posição das três dobradiças (elas devem ficar no centro e cerca de 20 a 25 cm do topo e da base). Encaixe-as e verifique se estão na posição correta e não de ponta cabeça.
  3. Junte a outra folha na bancada, alinhe ambas e faça as marcações das dobradiças nas mesmas alturas que as da primeira folha. Prenda-as.
  4. Retorne as folhas unidas pelas dobradiças para os cavaletes, dobre-as em ângulo reto e prenda-as com um sarrafo fixado com pregos no topo ou na base, sendo que ela deve estar centralizada com o encaixe do batente.
  5. Com elas dobradas, apoie-as sobre o trilho e encaixe. E está pronto!

Modelos de Portas Articuladas

Existem vários modelos de porta camarão, mas os mais populares são os em madeira ou MDF com espaços vazados com vidro, assemelhando-se a janelas. Ainda é possível encontrar modelos lisos, desenhados, de metal ou só vidro. Fale com um designer de interiores para ele criar uma porta articulada adequada para linguagem de sua casa.

Próximas campanhas