Porta Balcão

Porta Balcão

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPorta Balcão

Ideais para dividir espaço externo e interno (sala de estar e jardim ou varanda, por exemplo), a porta balcão é um tipo de porta de correr feita com grandes painéis de vidro, que permitem a entrada de muita luz natural dentro de um imóvel. A porta balcão foi introduzida na sociedade no período entre guerras mundiais na Europa e na América do Norte, mas foi apenas no pós guerra que ela se tornou um sucesso e um elemento quase obrigatório na construção de casas em vários países.

O desin da porta balcão foi baseado nas portas deslizantes da tradicional arquitetura japonesa, sendo que ele geralmente consiste em dois painéis, um fixo e o outro móvel. Precisando de dicas de decoração? O Westwing tem a melhor curadoria de peças para tornar sua casa um ambiente cheio de personalidade e sofisticação. Confira nossas novidades.

Tipos de Porta Balcão

Existem vários modelos de porta balcão, mas os mais populares seguem o modelo tradicional japonês, que consiste em uma parte fixa e outra que se movimenta sobre trilhos, ou ao menos se baseiam nele. Entres estes muito utilizados no Brasil temos:

  • Dois painéis de vidro que possibilitam completo uso da luz natural.
  • Quatro painéis de vidros, sendo dois móveis e dois fixos em cada lateral, também permitindo entrada total de iluminação.
  • Três painéis, sendo um de vidro e 2 de outro material, dos quais um é fixo e o outro móvel, tolerando a entrada parcial de luz ou o bloqueio desta.
  • Seis painéis, consistindo em 2 móveis de vidro, 4 de outro material, dos quais 2 são fixos em cada lateral da porta balcão e os outros dois são móveis o que permite ou não a entrada de luz.

Quanto ao material dos painéis da porta balcão, além do vidro, eles podem ser de madeira, metal ou PVC (este emoldurado geralmente com alumínio, por questões de resistência). Os modelos em vidro costumam ter moldura em madeira, alumínio, aço ou aço inoxidável.

Outros tipos desta porta balcão podem ser embutidos, assim os painéis móveis podem ser deslizados para dentro da parede, como se fossem guardados, porém estes são raramente encontrados no Brasil, a não ser sob encomenda, além de apresentarem instalação mais complicada.

Locais de Uso

O uso da porta balcão é bem conhecido e difundido no ocidente. É possível encontrá-la como divisória entre ambientes fechados e sacadas, quintais, jardins e piscinas em quartos de hotel, condomínios privados, apartamentos e casas. Ela também é muito usada em escritório, pois permite isolamento sonoro, mas mantem a acessibilidade do espaço. Para melhor isolamento térmico, é indicado que a porta balcão tenha dois ou mais painéis de madeira ou PVC, visto que o vidro e o metal não criam uma boa proteção.

Como podemos ver, a porta balcão é a melhor ideia para quem quer integrar ambientes internos e externos, aproveitando toda a luz e ar natural possível. Isso faz delas uma opção sustentável que te ajudará a economizar bastante energia elétrica a curto e a longo prazo. Invista em uma porta balcão e leve a natureza e todos os seus benefícios para dentro de sua casa.

Próximas campanhas