Poltrona Xadrez

Poltrona Xadrez

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPoltrona Xadrez

O xadrez é uma padronagem de estampas que adoramos e que está muito presente no nosso dia a dia, seja na moda ou na decoração. Por meio de mantas, tapetes, papéis de parede e revestimentos de estofados, o xadrez entra em nossas casas com um toque retrô e cult que está sempre na moda. Uma poltrona xadrez é um exemplo de móvel decorativo que conjuga conforto, estética e a evolução de uma das estampas mais conhecidas.

Que tal reformar uma poltrona sem uso e transformá-la em uma poltrona xadrez que merecerá destaque especial na decoração? Para isso, vale saber qual é o melhor tipo de tecido xadrez para revestir sua poltrona. Confira, neste especial do Westwing, mais sobre os diferentes tipos de estampa e descubra a melhor combinação de listras e cores para entrar em destaque em sua sala de estar e, principalmente, na sua poltrona xadrez. Inspire-se!

Poltrona Xadrez: Malha Atemporal

A estampa xadrez nunca saiu de moda. Talvez por isso você tenha uma avó que tinha ou ainda tem uma poltrona xadrez em casa e a peça atravessa os anos de forma atemporal. Atualmente, é possível utilizá-la para dar um toque retrô na decoração, mas também pode ser muito elegante dependendo da padronagem escolhidas.

Tons de bege podem ser muito sofisticados, tendo como exemplo a famosa marca inglesa Burberry, que tornou um xadrez bege com linhas finas um verdadeiro símbolo de luxo. Além disso, a poltrona xadrez é a cara do inverno. Isso porque tradicionalmente o xadrez é fabricado a partir de fios finos de lã e, portanto, associado aos dias mais frios.

Por essa razão, a poltrona xadrez pode ser uma ótima opção para casas em regiões mais frias. Uma poltrona xadrez carrega consigo, além de conforto, um forte potencial decorativo típico de poltronas decorativas. A poltrona xadrez une estética, história e conforto e é, portanto, um item digno de ser colocado em destaque na sua sala de estar.

Vamos conferir como combinar a poltrona xadrez com os diferentes estilos de estampas disponíveis?

Tipos de Estampas Xadrez

Embora tenhamos o hábito de nomear estampadas quadriculadas de “xadrez”, existem vários tipos de estampas nesse estilo. Confira, abaixo:

Estampa Tartan: esse tipo de estampa xadrez tornou-se popular na Escócia a partir do século XVIII como forma de identificação dos clãs de caça e tornou-se símbolo das famílias tradicionais do país. Com o tempo, popularizou-se no vestuário e na decoração, sendo o mais conhecido o tartan vermelho, preto e azul. Revestindo poltronas para sala, costuma ser uma boa pedida para decorações inspiradas na região britânica, sofisticada e clássica ao mesmo tempo.

Estampa Madras: xadrez em tons claros, cores pastel, é a versão primavera/verão dos xadrezes tradicionais, muito utilizados no inverno. Originária da Índia, a estampa madras é inspirada no patchwork. Pode ser ótimo para revestir uma poltrona xadrez brasileira, principalmente em regiões mais quentes.

Estampa Príncipe de Gales: outra padronagem originária da Escócia, foi popularizada pelo Duque de Windsor (Príncipe de Gales), a quem o nome da estampa presta homenagem. É uma estampa reproduzida em tons neutros, geralmente entre cinza, bege e preto, sendo ideal para uma poltrona xadrez de uma ambiente mais masculino ou clássico, como uma biblioteca, por exemplo.

Próximas campanhas