Plantas Trepadeiras

Quando começamos a planejar um jardim, muitos detalhes irão aparecer para você decidir. Parece simples, mas para cada planta escolhida é um cuidado e uma função diferente. Por vezes, alguns muros, pérgolas ou cercas acabam ficando perdidas no paisagismo do seu espaço, ou então, se você quiser dar um toque de verde no seu cantinho e não possui muito jeito para grandes plantas, uma ótima escolha na hora de forrar o seu jardim são as plantas trepadeiras.

Plantas Trepadeiras | westwing.com.br

As plantas trepadeiras existem há muito tempo e possuem um toque muito especial de somar privacidade, cor e praticidade. Afinal, as plantas trepadeiras não precisam de manutenção a todo momento, sendo assim uma ótima escolha para espaços maiores. O Westwing vai te explicar tudo sobre os tipos, cuidados e como escolher as plantas trepadeiras ideais para, literalmente, forrar a sua casa com verde e muita vida!

Compre agora com até 70% off:

Tipos de Plantas Trepadeiras

Existem diversos tipos de plantas trepadeiras e, caso você não saiba, as plantas trepadeiras são ótimas flores de jardim e possuem muitos tipos diferentes, desde flores mais simples até as mais rústicas. Nós selecionamos tipos variados em estilos, cores e funções para você escolher entre as plantas trepadeiras a melhor para o que você deseja:

  • Amor-agarradinho ou antigonon leptopus: Essa planta trepadeira é muito conhecida pelo seu ar super romântico como o próprio nome já diz. A flor mais famosa dela é a rosa, mas também é possível ser encontrada em branco com o formato de coração. Essas plantas trepadeiras gostam de sol e solo rico. Com esses cuidados ela ficará repleta de flores.
  • Mandevilla: Esse tipo é ótimo para os mais ansiosos, já que floresce muito desde novinha. É um flor simples e pega bem em cercas e pérgolas. Prefere poucas regas e não suporta muito frio, diferente da amor-agarradinho.
  • Tumbérgia-azul: Esse é o tipo dentre as plantas trepadeiras mais famoso, por suas lindas flores rústicas em tom azul, lilás e também em branco. Gosta de sol suave, mas também é resistente. Super fácil de cuidar e de manter. Ótima para cercas, muros e grades.
  • Alamanda: Essa planta também é famosa pelo seu lindo tom amarelo nas flores. As alamandas são capazes de florir o ano inteiro. Também possui cuidados mínimos e cria uma linda decoração em muros, cercas e pérgolas, mas precisa estar em um local resistente, pois suas flores podem pesar.

Plantas Trepadeiras: Cuidados x Decoração

As plantas trepadeiras, ao contrário do que muitos dizem, tem um crescimento controlável. Não há nada que uma boa poda e cuidados básicos não resolvam para mantê-la sempre linda, saudável e carregada de flores. Por isso, as plantas trepadeiras são ótimas para todos os estilos, desde jardins grandes até os menores com uma boa iluminação adequada e um solo fértil. Para as plantas trepadeiras, é necessária uma rega periódica e as podas podem ser feitas com cuidado, conforme forem crescendo.

No começo, ela pode parecer que vai demorar para desenvolver e decorar, fazendo você pensar que nunca irá conseguir esconder aquele muro ou pérgola, mas é só questão de tempo que ela irá invadir, no bom sentido, a sua casa! Como tudo que envolve a natureza, é necessário ter paciência e respeitar o crescimento de cada uma, para depois sentar e admirar as belas folhagens e flores penduradas.

Com as plantas trepadeiras, o seu jardim ganhará vida e cores lindas, fazendo qualquer um que passar ou entrar na sua casa babar por elas!