Plantas para Paisagismo

Plantas para Paisagismo

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas para Paisagismo

Decorar o jardim é uma das tarefas preferidas de muita gente. Estar em contato com a beleza e o aroma das flores, mexer diretamente na terra e nas plantas servem como atividades relaxantes e revigorantes. Para muitos é como se fosse uma verdadeira terapia. Porém, antes de cuidar dessa parte da casa é importante se informar e colher algumas referências, pois é preciso bastante prudência, visto que se está lidando com organismos vivos.

Com as dicas certas não há segredo. Sabendo disso, o Westwing selecionou um artigo só sobre plantas para paisagismo, a fim de lhe ajudar nessa missão. Aqui você aprenderá um pouco mais sobre essa técnica e diversas maneiras de enfeitar o seu jardim e deixá-lo como sempre quis. Continue a leitura, descubra mais sobre as plantas para paisagismo e quais são as espécies ideais para o seu ambiente.

O que é Paisagismo?

Antes de sair buscando quais são as melhores plantas para paisagismo, é importante refletir no que este consiste. Um dos principais conceitos do paisagismo é harmonizar a relação entre o homem e a natureza. Sendo assim, essa técnica pode ser aplicada nos lares para permitir a criação e elaboração de espaços bonitos e funcionais, aproximando seus moradores do meio ambiente.

Plantas para Paisagismo: Invista nas Cores

Um jardim florido pode criar uma atmosfera totalmente diferente na casa, proporcionando alegria, inspiração e a sensação de bem-estar. Por isso, na hora de escolher as plantas para paisagismo, invista em espécies que dão flores de cores diferentes, elaborando um ambiente bastante atrativo visualmente.

Plantas para paisagismo na cor vermelha, como rosa, dracena-vermelha e alpínia, oferecem vitalidade para o jardim. Já as de tonalidade amarela, como alamanda, narciso e hemerocallis, fazem deste espaço um local bastante convidativo e alegre. Para equilibrar a decoração com as plantas para paisagismo, espécies de tons brancos e verdes são indicadas, como, por exemplo, murta, guaimbê, ligustro, jasmin e lírio do brejo.

Plantas para Paisagismo: Espécies Aquáticas

Essa dica vale para as casas que têm a sorte de ter um lago por perto. Algumas plantas para paisagismo são tipicamente aquáticas, diferenciando a decoração de onde estão e de todo o entorno. Confira abaixo algumas opções:

  • Aguapé
  • Alface d’água
  • Ninféia-vermelha
  • Marrequinha – Salvínia
  • Salgueiro-chorão

Algumas espécies de plantas para paisagismo aquáticas também podem enfeitar fontes de jardim, como é o caso da marrequinha-salvínia citada acima. Ela não cresce mais do que 15 cm, mas pode se proliferar muito facilmente, o que requer que seu excesso seja removido da água de forma constante. Porém, ela possui característica despoluidora, sendo um ótimo ponto a seu favor.

Monte seu Estilo de Jardim

Com as plantas para paisagismo é possível configurar um estilo decorativo próprio e autêntico ao seu jardim. Você pode, por exemplo, criar um jardim italiano, que se caracteriza pela utilização de fontes ou estátuas, espelhos d’água, flores e plantas frutíferas. Nesse estilo de decoração as plantas para paisagismo mais indicadas são bruxinho, viburno, roseira, limoeiro, laranjeira e azaléia.

Através das plantas para paisagismo certas é possível compor também um jardim tropical, onde a natureza é quem vai moldar o caminho até a casa. Aqui, vale investir em pedras, comedouros para passarinhos, bancos de madeira, chaises redondas de fibra natural e espécies como bromélias, palmeiras, samambaias e dracenas. Porém, esse estilo só consegue vingar se onde você mora o clima é tropical ou subtropical.

Com essas dicas valiosas do Westwing sobre plantas para paisagismo, sua casa tem a chance de ter o jardim dos sonhos.

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas