Plantas para Jardim

Plantas para Jardim

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas para Jardim

Uma área externa bela e organizada é o tipo de espaço ideal para relaxar e desfrutar dos benefícios da natureza sem sair de casa. Um dos aspectos mais importantes da montagem desse tipo de ambiente é a etapa de escolha das plantas para jardim. Você sabe como selecionar e dispor suas plantas de modo a tornar a sua área verde bonita e funcional?  

As plantas são muito mais que elementos decorativos. Além de embelezarem os ambientes, elas nos proporcionam benefícios físicos e mentais. A atividade de planejar e montar um jardim também ajuda a melhorar nossa qualidade de vida. Praticar a jardinagem é uma forma saudável de combater o estresse e exercitar o corpo. Que tal começar agora mesmo? O Westwing preparou um guia para te ensinar a escolher plantas para jardim de acordo com as suas necessidades e espaço disponível na sua casa. Confira!

Uma vez definidos o local e design do jardim ou área verde é hora de escolher as espécies para o plantio. As plantas são o elemento mais importante de um jardim. As características das espécies escolhidas influenciam tanto o apelo estético quanto a funcionalidade do espaço. Portanto é fundamental pesquisar e avaliar as características das plantas que você quer ter em casa.

A variedade de espécies de plantas, bem como a variação nas rotinas de cuidados relativos a cada espécie costumam gerar muitas dúvidas entre os moradores que estão em processo de montagem e design de áreas verdes. No entanto, a verdade é que escolher plantas para jardim é mais simples do que muitos imaginam. Com um pouco de planejamento e atenção criar um jardim dos sonhos está ao alcance de qualquer um. Entre os fatores a se observar acerca da escolha das espécie estão: o seu objetivo ao construir o jardim, localização e espaço disponível para cultivo, necessidade de manutenção das espécies.

Por que Ter um Jardim?

Esta é uma das perguntas fundamentais a se fazer antes de se definir quais plantas para jardim escolher. O seu objetivo em relação a sua área verde determinará os tipos de espécies mais adequadas para o plantio. Entre as principais variedades estão as plantas medicinais, as plantas aromáticas, as flores e as plantas frutíferas.

O seu desejo é desfrutar de alimentos plantados e cultivados em casa, aproveitar a beleza das flores e plantas ornamentais ou ter em casa uma área verde para desenvolver atividades relaxantes?  Uma vez definido o seu objetivo é hora de avaliar as características do seu espaço.

Localização e Espaço Disponível para Cultivo das Plantas

Há muito possuir um jardim em casa deixou de ser privilégio exclusivo aos imóveis com áreas externas amplas. A variedade de soluções de design e acessórios para jardim voltados para o aproveitamento de espaço vem ajudando a simplificar a vida de quem quer desfrutar dos benefícios de uma área verde em casa. No entanto, é recomendável que a escolha das espécies de plantas para jardim leve em consideração o tamanho e localização do local disponível para plantio, já que os dois fatores influenciam diretamente a qualidade e longevidade das plantas.

Se o seu jardim é pequeno, o ideal é privilegiar um número menor de espécies de plantas ou utilizar acessórios para jardim que ajudam no aproveitamento de espaço como vasos suspensos e painéis para jardim.

Os horários de sombra e sol, bem como o tipo e qualidade do solo são fatores que interferem diretamente no ciclo de vida das plantas. Portanto, antes de escolher suas plantas para jardim, avalie as características do seu espaço para determinar quais espécies se adequarão melhor ao local. Uma sugestão é anotar os horários de luz e sombra, bem como a intensidade da influência de fatores como ventos, presença de insetos e animais e umidade relativa do ar. A boa notícia é que a grande variedade de espécies nos permite encontrar espécies opções adequadas para todos os tipos de condições climáticas.

Plantas para Jardim – Cuidados de  Cultivo e Manutenção

Cuidados de cultivo e manutenção como tipo de plantio, rega, poda e época de floração costumam variar bastante de uma espécie de planta para outra. Portanto, ao escolher suas plantas para jardim é fundamental determinar com clareza o quanto da sua rotina pode ser dedicado às atividades de jardinagem.

Se a sua rotina não permite dedicação diária para o cuidado com as plantas, é recomendado escolher espécies de fácil manutenção. A forma de cultivo da planta é outro fator a se considerar. Se o objetivo é desfrutar da área verde sem ter de dedicar tempo necessário a maturação e floração das espécies, o ideal é que as plantas para jardim sejam adquiridas em mudas ou já floridas.

Para garantir uma boa escolha, cheque sempre as informações sobre as plantas para avaliar suas características, pesquise sobre a espécie que você deseja cultivar e consulte especialistas em jardinagem e paisagismo. Montar um belo jardim com plantas de sua preferência é uma forma de investir em saúde e qualidade de vida para você e sua família.

 

 

 

 

 

Próximas campanhas