Plantas para Jardim Vertical

Plantas para Jardim Vertical

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas para Jardim Vertical

Ter um jardim pode trazer muita alegria e vivacidade a sua casa. O efeito de plantas bem cuidas em qualquer cômodo da casa é comprovadamente positivo, refletindo em nossa saúde física e mental. Mesmo quem vive em pequenos espaços pode e deve ter uma área dedicada ao verde, mesmo que para isso o seu jardim tenha que subir as paredes. Assim sendo, a melhor opção é apostar em plantas para jardim vertical.

A escolha ideal das plantas para jardim vertical deve levar em consideração vários fatores, inclusive o cômodo onde elas ficarão, sendo que são uma ótima ideia para salas, varandas e cozinhas. Mais do que embelezar o ambiente, essas paredes vivas ajudam a diminuir a  temperatura do ambiente, mantendo sua casa sempre agradável. O Westwing tem as melhores dicas para você decorar cada canto de sua casa com muito estilo. Confira!

Escolhendo as Plantas para Jardim Vertical

Um jardim vertical, por não ter o solo como suporte, apresenta algumas adversidades, que acabam por restringir o número de plantas e flores que podem ser usados em sua composição. Uma das principais regras na hora de escolher as plantas para jardim vertical é evitar aquelas que possuem raízes grandes ou agressivas, pois no suporte vertical elas não têm espaço para crescer e geralmente pesam demais.

Plantas para Jardim Vertical

Também deve ser considerado na escolha das plantas para jardim vertical, o local onde ficará a vegetação, para analisar a incidência de vento e de luz no lugar.

Opte preferencialmente por plantas para jardim vertical perenes, para não necessitar fazer manutenção constante. Caso sua intenção seja uma horta, cujas hortaliças geralmente são anuais, deixe as plantas sempre ao alcance das mãos para facilitar o cuidado.

Plantas para Jardim Vertical

Quem quiser um jardim vertical bem denso, onde não dê para ver a estrutura por trás, deve escolher plantas para jardim vertical pendentes ou semi-pendentes, com folhagem prostrada a arqueada, ou seja, com folhas que saem da base.

De maneira geral, plantas epífitas ou rupícolas são ideias para jardins verticais, pois se adaptam muito bem às condições adversas, como a falta de vento e o pouco substrato. Outro fator a ser considerado é a disponibilidade de água e a frequência de irrigação necessária das plantas para jardim vertical.

Plantas para Jardim Vertical

Quanto a incidência de luz natural, analise onde ficará seu jardim e cheque qual a necessidade de cada planta. Veja alguns exemplos:

  • Plantas para jardim vertical com sol pleno: colar-de-pérolas, flor-canhota, hera-inglesa, jibóia e aspargo.
  • Plantas para jardim vertical semi-sombreados: samambaia, antúrio, véu-de-noiva, liríope, flor-de-maio, rabo-de-gato e babosa-de-pau.

Locais para seu Jardim Vertical

As plantas para jardim vertical, bem como a estrutura deste, podem ser colocadas em todas as áreas comuns de sua casa. Elas ficam ótimas em salas de jantar e chamam muita atenção nas salas de estar. A cozinha também é um bom cômodo para colocar plantas para jardim vertical, principalmente se você plantar hortaliças na estrutura, assim, em pouco tempo, você poderá usar em suas receitas os artigos mais frescos e saudáveis possíveis.

Plantas para Jardim Vertical

Em áreas externas, as plantas para jardim vertical se encaixam perfeitamente em varandas, quintais de todos os tamanhos e até na parede de entrada de sua casa, podendo inclusive “emoldurar” a porta.

Caso a estrutura vertical e os vasos de seu jardim fiquem à mostra, opte por modelos que combinem com a decoração do ambiente onde ficarão. É possível encontrar peças em madeira, cerâmica, metal e até fibra de coco, em varias cores e tons.

Gostou das nossas dicas das melhores plantas para jardim vertical? Com as sugestões do Westwing você pode compor a sua área externa da melhor forma possível, oferecendo beleza, estilo e destaque a sua decoração. Veja mais!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas