Plantas para Jardim Japonês

Um jardim japonês é conhecido por sua forma delicada, minimalista e autêntica de reproduzir a natureza e suas ricas paisagens em formatos reduzidos e concisos, assim como simbolizar a paz, o fluxo da vida e a calmaria. No entanto, se você pensa em aprender como fazer um jardim japonês, é essencial entender seus processos, materiais e os significados presentes em sua produção, além de conhecer as plantas para jardim japonês mais corretas e indicadas.

Plantas para Jardim Japonês | westwing.com.br

A simplicidade é outro atributo deste tipo de jardinagem, detalhe que se contrapõe ao cenário deslumbrante que os jardins japoneses são capazes de oferecer aos espaços. Sua maioria se faz em folhagem, mas também mesclando espécies graciosas de flores, as plantas para jardim japonês são as responsáveis por transformar o paisagismo de casa em uma verdadeira obra-prima. O Westwing reconhece a importância desta arte e vai te ajudar a entender tudo sobre plantas para jardim japonês!

Compre agora com até 70% off:

Detalhes das Plantas para Jardim Japonês

Seja para criar um legítimo jardim oriental em casa ou se inspirar a levar para o lar a beleza de um, fato é que as plantas para jardim japonês devem ser cultivadas com cuidado e paciência, da mesma forma como se deve usar os acessórios e materiais aplicados na criação do jardim, atitude que reflete não apenas a mansidão japonesa, mas que também reflete justamente o que esta arte representa: um trabalho manual preciso, relaxante e de estímulo espiritual.

Conhecer bem as plantas para jardim japonês também envolve saber que as espécies necessitam de manutenção permanente, por isso, a dica é criar um jardim zen (assim também chamado) pequeno. Outro ponto importante a se considerar é a quantidade de plantas para jardim japonês; o ideal é usar pouca vegetação, de preferência no máximo três plantas, e reduzida variação de espécies.

E lembre-se! No projeto deste tipo de cultivo, as plantas para jardim japonês devem ser posicionadas de acordo com seu princípio estético, ou seja, podem ser usadas para encobrir alguma vista indesejável, criar paisagens famosas ou servir como cenário.

Plantas_para_Jardim

Quais São as Plantas Jardim Japonês?

Pinheiro negro: das plantas para jardim japonês, esta é a mais relevante e aplicada. Os pinheiros negros representam a proteção da família, uma figura guerreira e paternal considerada o símbolo da longevidade, necessária em jardins japoneses. A amelanchier pode substituí-lo.

Bordo japonês: também chamado de Acer ou Momiji, é a planta para jardim japonês que simboliza o lado reflexivo e melancólico da personalidade nipônica. Suas folhas que caem durante o outono significam a passagem do tempo e o fechamento de ciclos. Pode ser substituído pelo carpinus em jardins japoneses.

Bambu mossô: superautêntico dentre as plantas para jardim japonês, sua representação está na capacidade de se adaptar a mudanças e na habilidade em superar certas dificuldades do dia a dia, cedendo a situações externas e vencendo os desafios da vida.

Heras: principalmente quando usadas em cercas, as heras “saúdam e dão as boas-vindas” aos visitantes do jardim japonês enquanto caminham. Os podocarpus fazem o mesmo papel das heras e também podem ser considerados umas das plantas para jardim japonês mais usadas.

Um belo bonsai, bambu da sorte, musgos, flores de laranjeira, azaleias, hortênsias, kaizukas, buxinhos, cycas, ameixeiras japonesas, glicínias e juniperus também estão entre as plantas para jardim japonês e são igualmente estéticas e encantadoras.

Escolha as suas espécies de plantas para jardim japonês mais apropriadas e faça uma composição com lanternas japonesas, tooros, bancos macchi-ai, queda d’água ou lago, cercas de bambu e muitas pedras – distribuídas pelo jardim japonês ou formando caminhos – e tenha um espacinho oriental exclusivo para suas horas de relaxamento!