Plantas para Inverno

Plantas para Inverno

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas para Inverno

Desfrutar da beleza proporcionada pelas flores e plantas não é um lazer destinado exclusivamente às estações mais quentes. Ter um jardim ou área verde com plantas para inverno é uma maneira de aproveitar dos benefícios da natureza mesmo durante as épocas frias. Você sabe como escolheras espécies ideias de plantas para inverno?

É durante a primavera e verão que muitas espécies de plantas atingem maturação nos presenteando com flores, frutos e folhagens exuberantes. No entanto, também é possível aproveitar dos benefícios da natureza durante épocas mais frias se cultivarmos plantas para inverno. Há uma grande variedade de espécies adaptadas para resistir a condições climáticas como ventos, temperaturas mais frias e exposição diminuída à luz do sol. O Westwing traz dicas e informações para te ajudar a escolher plantas para inverno e cuidar do seu jardim nesse período. Confira!

Espécies de Plantas para Inverno

Plantas para inverno apresentam características que facilitam sua sobrevivência a agentes como ventos, frio e diminuição de luz solar. Além disso, é nessa época do ano que muitas plantas para inverno atingem o seu esplendor. Conheça algumas opções de espécies bem adaptadas para os dias mais frios:

  • Orquídeas cymbidium se adaptam bem às baixas temperaturas. As montanhas e áreas de altitudes elevadas são o ambiente perfeito para o cultivo desse tipo de planta para inverno.
  • A calêndula é uma flor bastante apreciada em paisagismo e decoração devido à beleza e intensidade das cores de suas pétalas. Além disso, é muito utilizada na indústria como matéria-prima para diversos produtos de beleza.
  • O caquizeiro, figueira, macieira e videira são exemplos de plantas frutíferas que se adaptam bem às condições climáticas típicas do inverno.
  • Diversas plantas medicinais também são excelentes opções de plantas para inverno. Entre elas estão o salsão, sálvia e espinafre.

4 Dicas para Cuidar do Jardim e das Plantas no Inverno

  1. Aproveite o período para remodelar sua área verde ou jardim e fazer mudanças na disposição e organização das plantas e canteiros.
  2. Atenção para a quantidade de água utilizada na rega. A evaporação diminui durante o inverno. Tente diminuir a frequência da rega durante o período para evitar encharcar demais as raízes das plantas para inverno.
  3. Utilize acessórios para proteção. As correntes de ar muito intensas típicas do inverno podem destruir o caule e as folhas de algumas plantas. Para evitar que isso aconteça utilize painéis de proteção ou redomas para proteger a estrutura da plantas para inverno.
  4. Quando possível, transporte as plantas para inverno mais delicadas e menos resistentes ao frio para um jardim interno ou área interna da casa.

Cuidados com Plantas para Inverno

A necessidade de manutenção de cada uma das plantas para inverno varia de acordo com a espécie em questão e com as condições climáticas do local de cultivo. Aspectos como umidade relativa do ar, evaporação, incidência de luz solar, circulação de ar e ação de animais são alguns dos fatores que tendem a se alterar durante o inverno. Portanto, é fundamental avaliar com cuidado as características de cada espécie bem como do local de cultivo para que a planta possa sobreviver bem ao longo das estações.

Durante o inverno, uma grande parte das plantas perde suas folhas como medida para poupar energia. A diminuição na incidência de raios solares torna a evaporação mais demorada, o que afeta a quantidade de água que a planta é capaz de absorver. A ação de ventanias mais intensas pode ser fatal para algumas espécies mais delicadas. Plantas para inverno se beneficiam dessas características climáticas resistindo bem e em alguns casos até mesmo florescendo durante esse período.

Escolha as suas espécies favoritas de plantas para inverno e aproveite!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa!

Próximas campanhas