Plantas para Cerca Viva

Plantas para Cerca Viva

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas para Cerca Viva

Se você quer delimitar e proteger algum um terreno ou área externa, mas não quer depender de muros, uma cerca viva é uma ótima opção. Elas dão um charme natural ao ambiente e tem um indiscutível enfeite decorativo, não tem quem não as ame. Além disso, as plantas para cerca viva são muito versáteis e as cercas vivas podem ser erguidas com muitas plantas diferentes, dependendo sempre da sua função principal e necessidade.

A cerca viva pode ser usada em sítios, chácaras, fazendas, jardins residenciais ou comerciais e ainda em praças e outros espaços públicos, criando uma fileira continua e uniforme de determinadas plantas para cerca viva. Ela é muito comum principalmente no interior dos países da Europa e no Sul dos Estados Unidos, com certeza você já viu uma cena de filme onde vizinhos conversam sobre uma destas cercas. No Westwing você encontra as melhores dicas para ter uma casa mais aconchegante e sofisticada com plantas harmonizando!

Escolhendo as Plantas Para Cerca Viva

Você deve escolher as plantas para cerca viva baseando-se no seu gosto e na necessidade que você precisa preencher. Além disso, alguns detalhes devem ser notados, pois é ideal que a planta cresça rápido, se enraíze bem e se reproduza com facilidade por estacas.

Também cheque quais a possíveis pragas e doenças que as plantas para cerca viva podem trazer consigo e se elas pode gerar frutos, flores, perfume, madeira, lenha e folhagem. Veja alguns exemplos de plantas para cerca viva que podem formar uma cerca de acordo com a função desejada:

  • Delimitar áreas com plantas para cerca viva: buxinho, azaleia, clúsia, pindo-de-ouro (que pode chegar a até 2 metros de altura), gardênia, hortênsia, ixora, escova-de-garrafa, entre outros.
  • Isolamento acústico e de poeira com plantas para cerca viva: murta, dracena, manacá-de-cheiro, cheflera-pequena, caliandra. malvavisco, cedrinho e outros.
  • Proteção contra vento com plantas para cerca viva: são utilizadas árvores e arbustos de médio porte como bambu-gigante, pinus, cipreste-italiano, kaizuka. Palmeira-areca e cedrinho. Caso prefira árvores de grande porte como o eucalipto, analise se o seu tamanho (incluindo das raízes) é compatível ao do meio e se o terreno as suportam.
  • Segurança contra invasores com plantas para cerca viva: plantas espinhosas como a coroa-de-cristo, piracanta, aveloz, maricá, jabolão, berbéris e primavera.

Plantas para Cerca Viva

Se ainda quiser plantas para cerca viva com flores, as espécies mais indicadas são os hibiscos, as camélias, as amélias, as rosas-rugosas, a tumbergia-azul, que podem atingir até 3 metros, e as amarílis que são ideias para dar graciosidade ao projeto de paisagismo. Para cerca viva com função terapêutica, use alecrim ou babosa.

Cuidados com as Plantas para Cerca Viva

A plantas para cerca viva precisam de manutenção constante. São feitas dois tipos de podas periodicamente, as de limpeza (para retirar ramos e folhas secas e mal formadas) e as que determinam o estilo de sua cerca, dando-lhe as formas e a altura desejada.

Sempre fique atento à necessidade de replantio, caso você perceba que alguma parte das plantas para cerca viva não está crescendo como deveria. Retire-a e plante uma nova muda alinhando-a as outras plantas já estabelecidas.

Para irrigar, é melhor utilizar uma mangueira de irrigação por gotejamento ao longo de toda a extensão da cerca, para que todas as plantas para cerca viva recebam água de maneira uniforme

Siga estas dicas e tenha uma cerca viva cheia de plantas saudáveis e verdes o ano inteiro!

Próximas campanhas