Plantas Ornamentais

Plantas Ornamentais

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas Ornamentais

Atualmente com o ritmo acelerado da rotina e os inúmeros compromissos, fica cada vez mais difícil conseguir um tempinho para apreciar a natureza e curtir os espaços verdes das cidades. No entanto, podemos criar um cantinho especial em casa, usando plantas ornamentais na decoração. A ideia não é vem de hoje, há registros de pinturas que mostram que desde os primórdios da humanidade já existia o cultivo de plantas ornamentais para serem utilizadas nos espaços internos.

Plantas ornamentais são todas aquelas que chamam a atenção pelo visual diferente que possuem. Com cultivadores em todo mundo é possível encontrar plantas ornamentais de diversos formatos, texturas e tamanhos. Porém, cada espécie, entre as várias existentes, apresenta características e cuidados diferentes, sendo assim, o Westwing separou algumas sugestões para você que quer decorar a casa usando plantas ornamentais, com dicas sobre os melhores ambientes e cuidados necessários. Confira!

O Ambiente Ideal

Há muito tempo os arquitetos, decoradores e paisagistas utilizam plantas ornamentais para incrementar os ambientes. No entanto, na hora de escolher a planta ornamental para a sua casa é importante ficar atento as características e cuidados específicos de cada uma.

Entre todas as espécies, uma das regras principais é o fator luminosidade. Por isso, é importante garantir que o suas plantas ornamentais sejam colocadas em um ambiente iluminado, de preferência próximo a janela, mas que também tenham momentos na sombra.

As Principais Plantas Ornamentais

O Brasil é rico em variedade de espécies de plantas ornamentais, porém não é qualquer uma que se adapta a qualquer ambiente. Com uma pesquisa atenta e cuidadosa, não é difícil encontrar a espécie ideal para a sua casa.

Uma das principais espécies utilizadas é a Palmeira Ráfia, que apesar do crescimento lento é muito resistente aos ambientes internos. Tem também a Palmeira Leque, com resistência  semelhante a anterior, porém, com aspecto diferente, pois como o próprio nome diz, suas folhas são mais largas, lembrando o formato de um leque. Outra opção de planta ornamental que proporciona uma decoração interessante são os cactos. Cada vez mais utilizados, é possível encontrá-los em diversas formas e tamanhos, além de não exigirem muita luz e água.

Plantas Ornamentais

Separamos outras sugestões plantas ornamentais que são utilizadas em espaços internos para você se inspirar na hora de decorar:

  • Árvore da Felicidade
  • Dracena Árborea
  • Renda Portuguesa
  • Pata de Elefante
  • Pleomele Verde
  • Pacová

Plantas Ornamentais Contra o Stress

Não é só pela decoração e paisagismo que você deve ter plantas ornamentais em casa. Todo o cuidado e atenção que o cultivo exige podem ser grandes aliados para te ajudar a desacelerar da correria e do stress do dia a dia e do stress. O contato com a terra, a água e com a natureza te ajuda a desligar dos problemas, nem que seja por alguns minutinhos.

Agora você já sabe que para começar o cultivo não é necessário ser um expert em plantas ornamentais, basta seguir nossas dicas, encontrar o ambiente certo e escolher o tipo que mais combina com sua casa.

Próximas campanhas