Plantas Medicinais Brasileiras

Plantas Medicinais Brasileiras

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas Medicinais Brasileiras

Muito antes da história humana ser registrada, as plantas já eram usadas como medicamentos. Ervas, temeperos e especiarias eram adicionados as comidas como maneira de curar e prevenir de doenças. No Brasil a história não é diferente. Muitas plantas medicinais brasileiras já foram identificadas e usadas ao longo dos anos, pois são capazes de sintezar uma variedade enorme de compostos químicos, que colaboram com o desempenho de funções importantes para o nosso organismo.

As plantas medicinais brasileiras podem ser encontradas em abundância na natureza e, ao contrário do que se imagina, os seus benefícios são comprovados e a efetividade testada nos laboratórios de pesquisas do país e em todo mundo. Seja misturada na comida, por meio do chá ou em óleos essenciais, a ingestão destes elementos traz benefícios para a nossa saúde. O Westwing preparou uma página com um conteúdo especial sobre plantas medicinais brasileiras.

O que são Plantas Medicinais?

As plantas medicinais são aquelas que possuem princípios ativos que podem auxiliar no tratamento de doenças e enfermidades. O que não falta em nosso país são plantas medicinais que devem ser usadas como tratamento complementar, sempre com o conhecimento do seu médico. Além disso, existem algumas espécies de plantas medicinais brasileiras que podem ser ingeridas em momentos comuns do dia a dia, ao longo de toda vida, que ajudam desde problemas de digestão, no funcionamento do metabolismo ou como fonte energética.

5 Plantas Medicinais Brasileiras e seus Benefícios

  • Alecrim: Excelente estimulante, vaso dilatador, anti-séptico e digestivo, pode ser usado no tratamento de reumatismo, gases e cicatrização de feridas, seja por meio de suas flores ou folhas em forma de chá ou cápsulas.
  • Boldo: Conhecido pelo gosto amargo e forte, o Boldo é uma das plantas medicinais brasileiras mais populares. Seu chá ajuda aliviar o mal estar causado pelo consumo de bebidas alcoólicas, sendo benéfico para o fígado, além de ajudar a diminuir as dores das cólicas e diarréias.
  • Arruda: As flores e folhas da arruda são grandes aliadas no tratamento de dores, inflamações, doenças respiratórias e reumatismo. Uma das suas características principais é o aroma agradável.
  • Carqueja: Outra planta medicinal brasileira extremamente popular, a Carqueja, normalmente ingerida por meio de chá é uma aliada na luta contra o sobrepeso e a obesidade, além de ser eficiente no controle da diabetes e alterações hepáticas.
  • Quebra-Pedra: O nome desta planta está associada ao tratamento de infecções e pedras nos rins. Seu uso também é indicado para cólicas renais, cistites e enfermidades na bexiga.

Como Cultivar Plantas Medicinais Brasileiras

Um dos benefícios de aliar o tratamento tradicional ao uso de plantas medicinais brasileiras é poder ter em casa, ao alcance das mãos alguns destes elementos. O cultivo de plantas medicinais brasileiras é simples, não exige espaço maior do que um pequeno vaso e cuidado diário. Você pode cultivar todas as plantas citadas e criar uma hortinha decorativa, charmosa e eficiente para a sua saúde.

O uso de plantas medicinais brasileiras aliado ao tratamento da medicina tradicional pode ajudar você a se sentir ainda melhor. Converse sempre com o médico sobre as alternativas e pesquise bastante sobre o tema.

Próximas campanhas