Plantas Medicinais

Plantas Medicinais

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas Medicinais

É muito simples montar um jardim com plantas medicinais. Muitas das espécies de plantas com essas propriedades são fáceis de cultivar e podem ser mantidas tanto em áreas externas como o quintal quanto em vasos e floreiras. Além de fazerem bem à saúde, muitas ervas medicinais também possuem alto valor gastronômico podendo ser facilmente incorporadas à alimentação. Quer conhecer um pouco mais sobre a utilização e cultivo dessas plantas?

É bom ter a nossa disposição no conforto do nosso lar elementos naturais capazes de curar enfermidades. Seja em forma de chás, infusões ou como temperos em saladas e sopas, utilizar plantas medicinais é uma das formas mais simples e efetivas de melhorar a nossa qualidade de vida. O Westwing preparou um guia com informações sobre utilização, além de ideias e dicas para te ajudar a montar um jardim de plantas medicinais adaptável a quase todo tipo de espaço. Confira!

Por que Utilizar Plantas Medicinais?

As plantas estão entre os tipos de remédios mais antigos de que se tem conhecimento. O seu poder de cura é conhecido e aplicado em todo o mundo desde tempos imemoriais. Por isso, ter em casa um jardim ou canteiro com plantas medicinais é uma alternativa saudável e prática ao consumo de remédios no caso de algumas enfermidades mais simples e corriqueiras.

Além de ser uma alternativa de cura natural, ter à nossa disposição uma seleção de plantas medicinais é uma forma de estimular um estilo de vida mais saudável e uma alimentação mais equilibrada.

Hoje em dia, o espaço disponível em casa não é mais um fator de impedimento para quem deseja montar um pequeno jardim ou canteiro medicinal. Acessórios como painéis para jardim, floreiras e vasos suspensos são ótimas alternativas de aproveitamento de espaço e permitem o cultivo de plantas mesmo em imóveis sem jardim ou área verde.

Dicas de Plantas Medicinais de Fácil Cultivo

Não faltam opções quando o assunto é espécies de plantas medicinais para cultivo caseiro. Confira nossas dicas sobre algumas plantas populares que se adaptam bem a quase todos os ambientes, podem ser cultivadas em vasos ou no solo, são fáceis de manter e cuidar, além de nos proporcionarem uma vida mais saudável.

A aloe vera ou babosa é uma espécie medicinal é muito utilizada no tratamento de doenças da pele, tratamentos de beleza e na cicatrização de pequenos machucados. As formas de consumo mais comuns são os sucos e a aplicação direta à pele.

A sálvia é um tempero de fácil cultivo com diversas propriedades medicinais e alto valor gastronômico. Ela é especialmente útil no tratamento de enfermidades do sistema digestivo, combate ao mau hálito e nos tratamentos naturais destinados a aliviar os sintomas da menopausa.

Além de saboroso, o hortelã é uma excelente opção de planta medicinal para tratar enfermidades das vias respiratórias e do sistema digestivo. Contribui para o bom hálito e é rico em vitamina A e C, além de conter magnésio e ferro. O hortelã é popularmente consumido em forma de tempero para ensopados e  saladas além de chás e sucos.

A melissa ou erva-cidreira está entre as plantas medicinais mais populares no Brasil. A espécie possui propriedades calmantes e ajuda a combater os sintomas do stress. Também contribui com a melhora da circulação e do funcionamento do sistema digestivo. É comumente consumida em forma de chá ou infusão.

Como Montar um Jardim de Plantas Medicinais Utilizando um Painel de Treliça

Materiais

  • Sementes ou mudas das plantas medicinais de sua preferência
  • Vaso pequeno de plástico. O número de vasos dependerá do número de plantas medicinais que você deseja cultivar.
  • 1 Painel de treliça
  • Tesoura
  • Prego
  • Martelo
  • Ganchos para utensílios de cozinha (1 para cada vaso)

Passo a passo:

1. Comece escolhendo as plantas medicinais que você deseja ter em casa. Você pode agrupar as plantas de acordo com suas propriedades.

2. Adquira as sementes ou mudas das plantas medicinais de sua preferência.

3. Separe os vasos, faça um pequeno orifício na borda de cada recipiente e através da abertura atravesse o gancho de parede. O orifício deve ser grande o suficiente para permitir a passagem do gancho.

4. Plante as ervas medicinais nos vasos de acordo com as indicações próprias a cada espécie.

5. Utilize o martelo e os pregos para pendurar o painel de treliça na parede do cômodo de sua preferência. Outra alternativa é simplesmente encostar o painel na parede.

6. Distribua os vasos no painel de treliça pendurando-os com a ajuda dos ganchos.

Próximas campanhas