Plantas Frutíferas

Plantas Frutíferas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas Frutíferas

Imagine comer frutas diretamente do pé no conforto do seu lar. Isso é possível com o cultivo de plantas frutíferas que, além de enfeitarem a casa, trazem benefícios para a saúde.  Comer frutas, verduras e outros tipos de hortaliças é muito importante para a manutenção do corpo. A qualidade da nutrição pode ser melhorada com o plantio de plantas frutíferas. Com elas, é possível ter sempre frutas disponíveis e em abundância. Isso incentiva o consumo regular desses itens essenciais da forma mais natural possível: sem agrotóxicos.

Criar um pomar é possível para diversos tipos de casas, tenha ela um grande quintal, um pequeno canteiro ou somente vasos. Escolhendo as espécies certas e sabendo cuidar das plantas frutíferas, você terá frutas o ano inteiro. O Westwing separou dicas para que você comece agora a cuidar da sua casa e da sua saúde. Confira!

Plantas Frutíferas para Jardim

Para os que têm a sorte de possuir um jardim ou um grande canteiro, existem mais opções de plantas frutíferas a serem cultivadas. Em casas, porém, é indicado o plantio de pequenas árvores, que não modificam as estruturas originais da residência, como pitanga, amora, acerola, jabuticaba, laranja, limão, mexerica e romã.

Os moradores de sítios podem apostar em plantas frutíferas maiores, como abacateiros, jaqueiras e mangueiras. Lembre-se, porém, que árvores de grande porte precisam ficar isoladas e longe de áreas de construção.

O plantio dessas plantas frutíferas é feito de forma simples, bastando a abertura de um buraco de cerca de 50 cm. Adube o fundo da cratera, cubra o adubo com um pouco de terra e coloque a muda. Para cuidar de um pomar basta irrigar duas vezes por semana, adubar no mínimo quatro vezes ao ano e podar uma vez ao ano, após o inverno.

Algumas espécies, como jabuticaba, pitanga, laranja, limão, romã e amora são ideais para quem tem pouco tempo para se dedicar ao pomar, pois possuem manutenção baixa. É importante levar em consideração na escolha das plantas frutíferas o clima da região do Brasil onde serão plantadas. Prefira plantar frutas tropicais em locais em que o inverno não é rigoroso e não há riscos de geadas.

Decoração com Plantas Frutíferas em Vasos

As casas pequenas e apartamentos também podem abrigar plantas frutíferas, cultivadas em vasos. Além de decorarem com flores e frutos, as pequenas árvores promovem um contato com a natureza e deixam a casa mais fresca no verão. As espécies de pequeno porte e crescimento lento, como pitanga, amora, jabuticaba, romã e acerola são indicadas para ter em ambientes menores.

Nesse caso, a escolha do vaso é muito importante. Eles podem ser em qualquer material, desde que sejam grandes e tenham espaço para que as raízes das plantas frutíferas se desenvolvam. É fundamental que a planta não tenha contato com o vaso. Para isso, coloque uma camada de brita no fundo do recipiente, além de adubo para que a raiz da árvore se desenvolva de forma saudável.

Depois de plantada, há alguns cuidados a serem tomados com plantas frutíferas. A adubação deve ser feita quatro vezes ao ano, enquanto é indicado que a árvore seja regada três vezes por semana. É importante que as plantas frutíferas tenham iluminação solar por no mínimo quatro horas por dia.

Bonsais Frutíferos

Os bonsais são uma boa opção para os moradores de espaços reduzidos que desejam ter plantas frutíferas em casa. Entre as espécies disponíveis estão a romã, jabuticaba, amora, cereja, ameixa, pitanga, maçã, entre outros.

Mesmo com o tamanho reduzido dessas plantas frutíferas, elas precisam de muitos cuidados. A luz solar é muito importante para as pequenas árvores, porém ela deve ser feita de forma controlada. É essencial nunca deixar que a terra fique totalmente seca, principalmente na época que as plantas frutíferas estão produzindo flores ou frutos. Lembre-se de regar somente o solo e nunca molhar as flores.

Seja qual for o tamanho da sua casa, é interessante criar uma espécie de sala de estar em volta das suas plantas frutíferas ou do seu pomar. Coloque bancos para jardim, ilumine bem a área e tenha um local para sentar e comer a fruta diretamente do pé.

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa!

Próximas campanhas