Plantas Daninhas

Plantas Daninhas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas Daninhas

As plantas daninhas são aquelas espécies indesejadas que surgem repentinamente e crescem de forma rápida nos jardins, hortas e vasos. Todos que alguma vez já tiveram problema em sua área verde por causa das plantas daninhas, sabem o trabalho que dá revitalizar o jardim e colocar tudo em ordem. Para evitar esta dor de cabeça é preciso  ter muita paciência e atenção em relação as tarefas de jardinagem, seja em pequenos vasos até grandes espaços.

Existem várias espécies de plantas daninhas, apesar de algumas diferenças, todas tem como característica comum o surgimento e crescimento rápido. Para evitar este tipo de problema é preciso ter alguns cuidados constantes com qualquer que seja o cultivo que você tenha em casa. Para deixar o seu jardim ou sua hortinha sempre bonita e saudável, o Westwing preparou um conteúdo especial para sanas suas dúvidas em relação as plantas daninhas.

Características das Plantas Daninhas

São inúmeras as espécies de plantas daninhas, porém muitas delas apresentam caracteristicas comuns que podem acabar destruindo seu jardim.

  • As plantas daninhas crescem muito rápido e de forma eficiente
  • Se adaptam a vários tipos de clima
  • Roubam a água e nutriente existente no solo
  • Crescem continuamente
  • Vivem por muito tempo

Principais Plantas Daninhas

Cada espécie de planta daninha costuma entrar em terrenos e cultivos diferentes, algumas preferem gramas e campos, outras folhagens, algumas arbustos e árvores. Por isso, conheça mais sobre as principais plantas daninhas e suas carcaterísticas.

  • Tiririca: Com suas folhas compridas, finas e pontudas, esta planta daninha costuma invadir gramados e campos. São capazes de germinar, florescer e produzir sementes em uma só estação.
  • Pé-de-galinha: Uma das plantas daninhas mais conhecidas, pois está presente em muitos gramados e jardins. É formada por um caule fino e comprido, com folhas longas nas pontas compostas por pequenas sementinhas pretas. Se reproduzem ao longo de todo o ano, sendo muito resistentes tanto ao inverno quanto ao verão.
  • Mamona: A Mamona é muito popular devido ao seu formato peculiar, uma pequena bolinha verde com pontinhos que lembram espinhos, apesar de não espetarem. São invasoras de arbustos e árvores e se espalham rapidamente.
  • Carrapichão: Estas plantas daninhas são aquelas que grudam nas roupas e sapatos devido a sua forma e textura. Invadem gramados e plantas de forma indiscriminada.

Cuidados para Evitar as Plantas Daninhas

Se você tem um jardim em um gramado ou em vasos na sua casa, é importante que tenha alguns cuidados frequentes para manter as plantas daninhas longe da sua casa. Arranque frequentemente as plantas daninhas que surgirem, garantindo sempre de tirar por completo as raízes. Cobrir a terrar com palha ou folhas secas é uma maneira eficiente de evitar estes visitantes indesejados. Evite utilizar terra de origem desconhecida, pois elas podem carregar sementes de plantas daninhas escondidas no meio. Além disso, nunca use herbicidas, pois eles prejudicam a todo o miniecossistema seja do seu vaso, horta ou jardim.

Os cuidados com jardinagem exigem paciência e atenção, porém o resultado sempre vale a pena. Inspire-se com ideias para jardins super bonitos no Westwing.

Próximas campanhas