Plantas Comestíveis

Plantas Comestíveis

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas Comestíveis

Que tal variar a composição do jardim e diversificar o cardápio alimentar com flores e plantas comestiveis? Criar uma horta em casa está ao alcance de qualquer um! Com um pouco de espaço e acessórios adequados é possível ter à disposição uma área verde que, além de bonita e funcional, contribuirá para uma rotina alimentar mais saudável. A boa notícia é que há muitas espécies de plantas decorativas excelentes para uso culinário.

Incluir pelo menos uma planta comestível na composição da horta ou jardim é uma maneira efetiva e simples de incrementar a qualidade de vida e as opções nutricionais da família. O Westwing traz toda a informação necessária para você escolher plantas comestiveis  para cultivar em casa. Confira dicas de plantas comestiveis para incrementar a área verde e o cardápio. Conheça sugestões de flores comestíveis para incluir nas refeições e surpreender familiares e convidados.

Plantas Comestíveis: Espécies de Prato e Jardim

É maravilhoso cultivar nossos próprios alimentos. Além do maior controle da qualidade da comida, o cultivo de plantas comestíveis pode ser um excelente hobby capaz de trazer grande satisfação e ainda tornar a rotina mais saudável.

Cultivar flores e plantas comestíveis é mais simples do que muitos imaginam. Há uma ampla variedade de plantas comestíveis de uso culinário que podem ser mantidas em casa, nos jardins e hortas urbanas e tradicionais.

Dicas de Plantas Comestíveis e Seus Usos Culinários

Conheça algumas espécies de plantas comestíveis de fácil cultivo para você plantar em casa:

Manjericão: O manjericão é uma planta comestível cujo cultivo é ideal para jardins internos ou externos, tanto em vasos como canteiros. Basta escolher uma área protegida de ventos intensos e ensolarada. Além da beleza da folhagem e do aroma incomparável, o manjericão é uma das plantas comestiveis mais valiosas no preparo de sopas, saladas, massas, carnes e aves. Regue a planta com frequência, já que a espécie necessita de bastante água para sobreviver, principalmente no verão.

Cebolinha: As folhas de cebolinha são ótimas para quem busca uma opção natural e menos concentrada do vegetal em si para utilizar no preparo de pratos cozidos e in natura. O ideal é plantá-la entre o outono e a primavera. Pode ser cultivada em canteiro ou vasos. Em ambos os casos, o ideal é plantar em área com algumas horas incidência direta de luz solar. Apesar de ser resistente a períodos curtos sem água, o ideal é regar a planta com frequência evitando ao máximo encharcar a terra.

Coentro: O coentro é uma planta comestível de alto valor culinário e cultivo bastante simples. A planta se adapta a diversos tipos de ambientes e pode ser usada no preparo de frutos do mar, ensopados, carnes e saladas. O coentro pode ser cultivado tanto em área ensolarada quanto em sombra parcial. O plantio pode ser feito em canteiro ou vaso, mas o ideal é fazê-lo em recipientes de maior profundidade para viabilizar o crescimento adequado da raiz.

Além dessas plantas comestíveis, há muito mais opções de espécies para quem deseja expandir o jardim e trazer mais sabor aos pratos. Entre as plantas comestíveis mais comuns e simples de cultivar estão: a sálvia, a menta, estragão e o tomilho.

Dicas de Flores Comestíveis

À primeira vista pode até parecer estranho, mas, além das plantas comestíveis, há muitas opções de flores adequadas para o consumo e de alto valor gastronômico. Muitas espécies conhecidas pela beleza ornamental podem ser uma ótima adição culinária para trazer um sabor exótico e diferenciado aos pratos. Veja algumas dicas:

Rosas: pétalas de rosas são ideais para o preparo de receitas de molhos, carnes e doces. Os assados de carnes vermelhas ganham um sabor especial com a adição desse ingredientes. Experimente acrescentar algumas pétalas nos marinados para dar um sabor exótico aos pratos.

Lavanda: a lavanda pode ser usada no preparo de chás, biscoitos, bolos e diversos assados doces. Experimente misturar algumas pétalas à massa da sua receita de biscoito integral predileta.

Dente de Leão: excelente opção de flor comestível de sabor adocicado ideal para consumo in natura em saladas e pratos crus.

O Westwing se dedica a te inspirar trazendo o que há de melhor em conteúdo sobre casa e decoração. Continue navegando pelo site para conferir muito mais dicas e transformar a sua rotina!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas