Plantas Brasileiras

Plantas Brasileiras

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas Brasileiras

O Brasil é um país que é abençoado por possuir a fauna e a flora riquíssimas e isso não é novidade. As espécies de plantas brasileiras correspondem a 22% da flora do mundo. O bioma com maior diversidade é a Mata Atlântica e pode chegar até 19.355 espécies identificadas. Na Amazônia, o número pode alcançar quase 14 mil. Tudo isso graças aos diferentes climas, solos e relevos que o nosso país possui.

As plantas brasileiras podem chegar ao número de até 56 mil espécies ao total. Se você for parar para pensar e analisar, é um número incrivelmente grande. Entretanto, precisamos respeitar e zelar para que ele só aumente ainda mais. O Westwing sabe como você pode contribuir para restaurar ou preservar a biodiversidade do nosso país, por isso reuniu informações e tudo o que está ao nosso alcance e conhecimento para fazer a diferença no meio ambiente.

Plantas Brasileiras e sua Importância

Quando começamos a pensar e planejar o paisagismo da nossa casa, não passa pela nossa cabeça em dar prioridade e optar por plantas brasileiras, e isso é extremamente comum. Por isso, a proposta agora é que você monte o seu jardim ou traga para casa ou chacará as plantas brasileiras, ou seja, as que tiveram origem aqui no Brasil. Afinal, plantas exóticas são o que não faltam, mas elas só estão preservadas e bem adaptadas devido ao cuidado com a nossa flora.

Para isso, você pode procurar também por órgãos do governo que distribuam mudas e sementes de plantas brasileiras, mas não se esqueça de se informar e ler sobre os cuidados de cada tipo de planta, pois cada espécie tem a sua maneira de ser mantida. Pode parecer complicado, mas você irá se apaixonar por adquirir esse conhecimento sobre algo que é de origem das nossas terras e estará contruibuindo para a conservação das mesmas, que só agregam benefícios para nós e a nossa biodiversidade. Então, quanto mais pudermos fazer a nossa parte para aumentar a quantiade de plantas brasileiras, melhor será para todos.

Plantas Brasileiras: Espécies

Já dissemos sobre a importância plantarmos e dar prioridade pelas plantas brasileiras. Aqui reunimos algumas opções para você se informar:

  • Tabebuia ou Ipê: “ipê” vem de tupi, que significa árvore cascuda, pois o povo indígena utilizava seu casco para confecção de arcos. Elas possuem copas irregulares e abertas, nas cores amarela e branca. É possível vermos nas ruas na época de primavera e verão essa árvore forrada de flores. Com certeza é uma das plantas brasileiras mais famosas.
  • Goiabeira: essa é uma árvore frutífera tropical, também conhecida como araçá-guaçu. Delas nascem as goiabas, que são ricas em vitamina C.
  • Jacarandá: essa árvore ornamental possui três diferentes tipos, mas a mais famosa é o jacarandá-mimoso. Pode atingir até 15 metros de altura e possue flores roxas azuladas.
  • Anadenanthera: conhecida também como angico branco, é uma das plantas brasileiras que possui além de copas lindas, cheias de flores brancas, um valor medicinal, usada em medicamentos contra até mesmo pneumonia.

Caso você tenha alguma dessas espécies de plantas brasileiras em casa ou no seu sítio, agora com certeza você olhará com outros olhos e valores. Prezar pelo meio ambiente é cuidar de nós mesmos e do nosso futuro. A nossa flora agradece!

Próximas campanhas