Plantas Aquáticas

Plantas Aquáticas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlantas Aquáticas

Não importa o estilo nem o tamanho da casa: ter água como elemento decorativo sempre traz harmonia, suavidade, movimento e vida para a composição. Lagos ornamentais, espelhos d´água, cascatas e fontes podem fazer um cantinho do lar mais zen e relaxante. Plantas aquáticas são uma boa forma de decorar e dar mais vida para o ambiente. Espécies como ninfeias, aguapés, vitórias-régias, lótus e papiros são as mais escolhidas para embelezar um espaço com água.

Sofisticadas, as plantas aquáticas podem ser usadas tanto dentro quanto fora de casa. Em fontes de jardim, pequenos lagos, vasos imersos, bacias e aquários, as espécies podem ser fixas, flutuantes ou submersas. Saiba mais sobre esse tipo de vegetação com o guia preparado pelo Westwing. Veja como cultivar e cuidar de plantas aquáticas e aprenda a plantá-las em um aquário. Comece agora a renovar sua decoração!

Como Escolher Plantas Aquáticas?

Há diversos tipos de plantas aquáticas e cada uma possui necessidades diferentes. As plantas aquáticas consideradas fixas, como a vitória-régia e a flor-de-lótus possuem raízes na terra e precisam de espaços grandes para se desenvolverem. É apropriado cultivá-las em lagos ou lagoas. Flutuantes, os aguapés e salvínias não possuem raízes fixas e possuem multiplicação rápida. Elas podem ser colocadas em fontes, espelhos d´água e até em bacias. As submersas, como a erva-de-cabelo decoram aquários muito bem e são indicadas para serem plantadas no fundo de lagos, a fim de ajudar a filtrar a água.

Plantas_Aquáticas

Como Cuidar de Plantas Aquáticas?

O sucesso de um jardim de plantas aquáticas depende de alguns cuidados. Primeiramente, é indicado que a vegetação receba iluminação apropriada de quatro horas diárias. É importante que elas sejam fixadas em substrato adequado e que a água seja sempre filtrada. Recomenda-se que a fertilização seja feita por meio de cápsulas enterradas embaixo d´água para que os nutrientes sejam liberados para plantas e não incentive a proliferação de algas. É aconselhado que peças de ferro, como pregos e pedaços de minério sejam enterrados também para liberar nutrientes para as plantas aquáticas.

Como Cultivar Plantas Aquáticas em um Aquário

Vegetação real é uma boa escolha para um aquário, pois fornece oxigênio e alimento para peixes, além de manter as condições químicas da água balanceadas. Elas também ficam mais bonitas e permitem que a natureza seja replicada dentro do recipiente, e podem ser usadas como objetos decorativos, mesmo em aquários sem peixes. Veja como cultivar plantas aquáticas em um aquário passo a passo:

Escolha a planta: Para isso, verifique o tamanho das plantas aquáticas e as necessidades dos peixes, se o tanque tiver animais. Esse é o momento de decidir se deseja uma vegetação cheia, um musgo ou folhas que sirvam de alimentos para peixes. As plantas que chegam a até 10 centímetros são chamadas de carpete. Entre elas estão a Gramínea, a Riccia e a Tenellus. Para os que desejam folhas de até 20 centímetros, é possível plantar Anubias Anãs, Crypto Ondulada ou Samolus. Os donos de grandes aquários podem optar por plantas grandes, como a Anúbias Gigante, a Lobélia e a Sagitária, que chegam a até 30 centímetros

Molhe: Deixe as plantas sempre submersas em uma bacia enquanto prepara o tanque;

Fixe: Amarre as plantas em uma pedra até que se fixe;

Ilumine: Todos os vegetais precisam de luz para fazer fotossíntese. Por isso, é indicado iluminar o aquário com lâmpadas fluorescentes apropriadas, ou seja, 2,5 watts para cada quatro litros de água;

Dê mais vida: se for o caso, coloque  peixes. Apesar de não serem indispensáveis, eles ajudam a nutrir as plantas.

As plantas aquáticas ajudam a trazer beleza e vida para o ambiente. Em espaços externos, decoram espelhos d´água, fontes e lagos. Dentro de casa, podem ser colocadas em bacias e aquários. Escolha a sua e comece a cultivar uma vegetação na água.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

 

Próximas campanhas