Plaina

Plaina

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlaina

Ferramenta essencial na carpintaria, a plaina é utilizada para nivelar, aplainar e dar forma a peças de madeira rústica ou serrada. Ela foi criada a milhares de anos, sendo que alguns dos modelos mais antigos, já parecidos em sua função ao atual, foram encontrados nas ruínas de Pompéia, cidade do Império Romano dizimada pela ação de um poderoso vulcão. Neste período, as plainas manuais eram fabricadas somente em madeira, característica que só mudou no século XIX, com o uso de uma carcaça de ferro.

Com a plaina é possível criar superfície planas horizontais, verticais e inclinadas em pedaços grandes de madeira, que geralmente são difíceis de se moldar. Além disso, ainda existem modelos especiais que permitem o corte de juntas e a criação de molduras decorativas. Confira aqui no Westwing todas as dicas de ferramentas para deixar sua casa do seu jeito!

Praticidade na Utilização

A função da plaina pode ser parecida com a de uma lixadeira, mas sua ação é muito mais potente e precisa, retirando da madeira a ser tratada uma longa e fina apara, dependendo do número de imperfeições encontrados na peça.

Para que a ferramenta seja melhor aproveitada, seu uso deve ser continuo, sem interrupções, indo de ponta a ponta da superfície a ser limada, permitindo o real aplainamento da peça. Geralmente esse movimento de nivelamento é feito no sentido oposto do operador, como se você estivesse empurrando a máquina, porém alguns modelos, em especial os japoneses, funcionam no sentido ao contrário, como se puxássemos a máquina para perto do corpo.

Estrutura e Tipos de Plainas

Existem modelos de plainas construídas com estrutura em madeira ou em metal, sendo que, apesar de apresentarem a mesma função, as metálicas levam vantagem, pois permitem mais facilidades no ajuste da precisão, além de muitas vezes serem fabricadas com bases onduladas o que permite melhor deslizamento em superfícies resinosas ou úmidas.

Os tipos de plaina com carcaça em metal além de manuais também podem ser elétricos, que são equipados com um cilindro rotativo contendo duas lâminas, que rodam em grande velocidade para levantar as aparas. Por serem mais caros, o modelo de plaina elétrica é mais usado por profissionais e empresas especializadas.

Segurança

É necessário tomar alguns cuidados na hora de aplainar um artigo de madeira, principalmente se você estiver usando uma plaina elétrica. Em caso de uso em peças previamente utilizada para outros fins, certifique-se de que não há pregos, grampos e manchas de resina, pois a madeira deve estar limpa e levemente umidificada antes de ser trabalhada.

Além disso, viseiras e luvas podem ser usados para a proteção de farpas e partículas, e, mesmo que muitas plainas venham acompanhadas de um saco coletor automático para serragem, é aconselhável acoplar a ferramenta a um aspirador de pó por meio de adaptador, para facilitar o desempoeirar constante.

Superfície Lisa

Enfim, se você quer uma superfície plana com qualidade superior, o investimento em uma plaina será um bom negócio para você e sua família, facilitando qualquer reforma, e pode contribuir, assim como outros projetos DIY, para a economia a longo prazo do sua casa.

Próximas campanhas