Plafonier

Plafonier

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPlafonier

Sem dúvidas, você achou estranho quando leu este título e ficou curioso para entender o que é, afinal, um plafonier! Peça-chave para a decoração com o uso da luminosidade, ele pode ser considerado uma luminária sem cabos, própria para fixação direta no teto e para suportar lâmpadas de maneira bonita e delicada. A flexibilidade no uso do plafonier é mais uma de suas vantagens, pois é uma peça com materiais, formas e cores versáteis, sem contar as opções com ou sem soquete.

O plafonier tem o poder de dar mais graça e estilo à iluminação de uma casa ou escritório. Desde os básicos aos mais modernos e elegantes, eles têm funções que vão além de apenas proteger a lâmpada. Conheça-as com o guia que o Westwing preparou sobre plafoniers e descubra como incrementar a iluminação de ambientes com esta peça útil e decorativa.

O PLAFONIER E SEUS TIPOS

Pode parecer o contrário, mas o material com que um plafonier é fabricado pode decorar um ambiente de forma criativa e dar um novo ar a áreas externas ou internas. Por esta razão, é importante saber que um plafonier tem, basicamente, cinco principais tipos de material: porcelana, alumínio, vidro, acrílico e plástico ou PVC.

Indicados para as áreas úmidas de uma residência, estes materiais são elaborados com técnicas próprias para que o plafonier resista à água e a condições climáticas adversas. Assim, não correm o risco de oxidarem e sua durabilidade é maior, evitando trocas frequentes, a não ser quando se quer variar a decoração!

Existe, ainda, o plafonier de embutir, próprio para salas de estar, jantar e quartos, uma vez que é encaixado em forros de gesso e transmite luz indireta, ideal para dar destaque a determinados elementos da decoração e conferir aconchego. Para tal, os materiais mais recomendados para revesti-lo são o acrílico ou vidro fosco.

A INSTALAÇÃO DE LÂMPADAS PARA PLAFONIER

A luz direta ou indireta refletida por um plafonier vai depender do seu modelo e da lâmpada escolhida – que geralmente é fluorescente compacta ou de LED. Se o desejo é criar um ambiente suave, confortável e elegante, as luzes amarelas são as mais aconselhadas. Mas, para ambientes que necessitam de mais claridade, como cozinhas, corredores e banheiros, as luzes brancas de alta intensidade são perfeitas.

Antes de instalar o seu plafonier é importante analisar a qualidade dos fios e se o acabamento da peça está em perfeito estado, evitando possíveis incidentes. Veja também se a lâmpada escolhida é realmente compatível com o modelo e, se encontrar dificuldades, não hesite em contratar um especialista.

Próximas campanhas