Piso de Pedra

Piso de Pedra

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPiso de Pedra

Hoje em dia, é crescente a busca por ambientes modernos e clean, independentemente do estilo adotado para o décor. Nesse contexto, vários são os caminhos possíveis para proporcionar à decoração esta aparência contemporânea, a começar pelos revestimentos. São infinitos modelos, com uma opção mais linda que a outra! Porém, um tipo de assoalho que tem feito sucesso por seu aspecto natural e elegante é o piso de pedra, excelente alternativa a áreas internas e externas.

Resistente, durável e super estético, o piso de pedra confere desde um toque rústico aos ambientes, até um clima sofisticado, mas sempre com muita beleza e praticidade na manutenção e limpeza. Os materiais e modelos do piso de pedra são versáteis, o que inclui inúmeras cores, tamanhos, acabamentos e aplicações. Se você pensa em repaginar algum cômodo de casa e não sabe por onde começar, aposte no piso de pedra com as dicas do Westwing!

TIPOS DE PISO DE PEDRA

Considerado um “material frio”, o piso de pedra mais comum é o natural ou polido, mas também existe em diversas outras versões – geralmente conhecido por piso de pedra tratada – , como o polido fosco, flameado ou flamejado, apicoado e levigado (antiderrapantes), cristalizado, lustrado, impermeabilizado, vitrificado, resinado e cerado (feito com o uso de cera de polímeros).

Dentre os tipos de piso de pedra atualmente existentes, os mais aplicados na decoração são:

Mármore: é um tipo de piso de pedra bastante usado em projetos de décor, especialmente para ambientes internos como banheiros e áreas sociais. Confere à decoração um aspecto elegante, é frágil e existe com diferentes acabamentos, desenhos (veios) e cores.

Granito: o piso de pedra de granito é parecido com o modelo de mármore, no entanto, bem mais resistente e suas texturas apresentam mais “pontilhados” do que veios. Pode ser encontrado em diversas tonalidades e é capaz de transmitir elegância, sobriedade e requinte.

Quartzo: também existente em várias cores e superresistente, o piso de pedra em quartzo geralmente apresenta acabamentos refinados e é ideal para espaços internos. Sua superfície costuma ser polida.

Natural: é o melhor piso para área externa, classificado como São Tomé, Itacolomy, Mineira, Goiás ou Quartzito. Este tipo de piso de pedra é extremamente resistente, atérmico (não conserva calor) e antiderrapante e é ideal para áreas de lazer e piscina, jardins e calçadas.

Existem, ainda, assoalhos de pedra fabricados com ardósia, miracema, arenito, pedra sabão, basalto e serpentinito, além do piso que imita pedra, como a cerâmica e o porcelanato.

O DÉCOR COM PISO DE PEDRA

Para reformar, construir ou decorar com o uso do piso de pedra, um detalhe é essencial: avalie as características e usos do local onde ele será aplicado, como o grau de circulação e a dimensão da área. Também é importante criar uma harmonia visual entre o piso de pedra e os revestimentos de paredes.

Quanto à instalação, a dica é usar rejuntes especiais e próprios para piso de pedra, além de impermeabilizar o material antes da aplicação. Já para o assentamento do piso de pedra, o contrapiso deve estar nivelado e totalmente seco, sendo feito com argamassa colante. Em geral, as pedras são utilizadas em assoalhos por meio de formatos de placas, lâminas ou seixos, o que confere diferentes efeitos.

Se você deseja um décor rústico e aconchegante, aposte no piso de pedra mineira em cozinhas, salas e escadas. Já para um ambiente em estilo contemporâneo, a dica é: invista no piso de mármore fosco em tons claros, o que também ajudará a conferir elegância e leveza!

Próximas campanhas