Pintura em Porcelana

Pintura em Porcelana

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPintura em Porcelana

De origem oriental, mais especificamente, chinesa, a delicada técnica de pintura em porcelana branca atravessou continentes ao longo dos séculos, mantendo o requinte nos mais diversos objetos aos quais foi aplicada. Tendo se tornado sinônimo de pureza e brancura, seja pela pele alva das delicadas bonecas feitas no material ou através das finas louças que compõem as mesas nobres ao longo dos séculos, a pintura em porcelana permanece como sinônimo de nobreza e refinamento.

As refeições à mesa simbolizam a união familiar. Por conta disso, os conjuntos de louça que contam com pintura em porcelana acabaram se tornando objetos de desejo e símbolo de status, já que eram itens exclusivos e reservados às famílias mais tradicionais e abastadas. Se você está procurando um belo presente para um novo casal ou atualizar sua casa com o estilo da pintura em porcelana, conte com o Westwing para compor uma mesa deslumbrante. Confira!

A Técnica Milenar da Pintura em Porcelana

A porcelana é um material que surgiu na China há cerca de 5 mil anos, data que remete ao registro das primeiras pinturas em porcelana. Embora as condições de sua invenção sejam incertas, a pureza do material permanece na fabricação dos mais diversos tipos de objetos nobres até os dias atuais. Louças, bonecas, vasos, porta joias e enfeites: a delicada decoração em porcelana atravessou séculos e foi reinventada por culturas ao redor do mundo.

Pintura em Porcelana: Obras de Arte para o Dia a Dia

Quando o assunto é pintura em porcelana, é possível agradar a todos os gostos, com louças e objetos nos mais diversos estilos. Dentro da tradição oriental, destacam-se os estilos chinês, coreano e japonês, além do tipo exportação, voltado ao público europeu que apenas importava porcelana nos séculos XVI e XVII. Depois de ultrapassar fronteiras dentro do Oriente, a técnica de pintura em porcelana passou a ser praticada no continente Europeu a partir do século XVIII, quando um alemão descobriu sua fórmula exata. Tendo adquirido status de fina arte, sendo inclusive exibidas como pintura em parede, a pintura em porcelana passou a ser considerada um hobby respeitável para mulheres europeias da classe média, e somente adquiriu novamente seu status artístico após a luta pelo reconhecimento entre feministas nos anos 70.

A Pintura em Porcelana em uma Mesa Moderna

Este material milenar conserva até hoje os atributos que lhe renderam sucesso: a suavidade e a sofisticação. Hoje em dia, a diversidade nos estilos de pintura em porcelana permite que as peças tenham uma roupagem tradicional, romântica ou moderna. Caso opte por um conjunto mais sóbrio, é possível também misturar tendências na composição da mesa, aliando a pureza da porcelana a elementos mais atuais. Que tal combinar seu conjunto de pintura em porcelana floral com descansos de mesa rústicos, ou associar estampas mais sérias com cores fortes e alegres?

Pintura em Porcelana: de Geração para Geração

Não é raro que famílias passem conjuntos de louça com pintura em porcelana de geração em geração. Desde que sejam tomados os cuidados essenciais, as louças e vasos podem durar por muitos anos. Estes cuidados incluem não inserir as louças no microondas e preferir a lavagem à mão, com esponjas delicadas. Desta maneira, a porcelana atravessará gerações, se tornando um tesouro familiar.

Próximas campanhas