Pincéis

Pincéis

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPincéis

Para melhor pintura e acabamento de paredes e móveis é necessário, além do tipo de tinta, utilizar os pincéis certos para cada ocasião. Existem muitos modelos de pincéis para os usos mais variados, que vão muito além da decoração, como a pintura de quadros e obras de arte, limpeza e aplicação de certos itens de maquiagem. Tantos usos foram descobertos através dos séculos desde o surgimento do primeiro modelo de pincel na pré-história, quando os homens pintaram as paredes das grutas de Lascaux, na França.

Mas a sua propagação de verdade começou na China, como instrumento de desenho e escrita, há mais de 200 anos a.C.. Mal aqueles chineses imaginavam que o pincel se tornaria uma ferramenta utilizada no mundo todo, sem restrições e sem fronteiras; um item verdadeiramente globalizado. Confira dicas para aproveitar melhor o seu espaço e transformar cada canto do seu lar, aqui na Westwing.

Estrutura

Mas afinal como podemos definir os pincéis? Eles são pequenos instrumentos manuais compostos por pelos, cerdas, fios ou outros filamentos , compondo  a cabeleira, que são fixados à extremidade de um cabo próprio, podendo ser utilizados para muitas finalidades, como as apontadas acima.

A cabeleira pode ser composta por fios naturais ou sintéticos, e sua utilização depende da química usada na tinta a ser utilizada. Para os cerdas naturais é mais indicada a utilização com tintas à base de solventes e vernizes (melhores para pintura em madeira e metais), já as sintéticas combinam mais com tintas a base de água (ideal para pequenas reformas e acabamentos em concreto e alvenaria).

Tipos de Pincéis

Os pincéis são classificados de acordo com o tamanho e o formato de sua cabeleira. Na decoração, o modelo mais utilizado é o chato (em detrimento ao redondo, mais usado por artistas), pois ele espalha melhor a tinta. Porém, quanto ao tamanho, o uso depende das dimensões da área a receber a demão de tinta, por isso, os pincéis podem ter um tamanho que varia de 10 milímetros a 100 milímetros.

Além de tudo isso, um bom decorador avalia a qualidade de um pincel com base em vários outros fatores como absorção de tinta, retenção do fio e precisão da pintura.

Cuidados de Preservação

Para que seus pinceis possam durar mais tempo é necessário tomar algumas precauções:

  • Eles devem ser limpos imediatamente após o uso, para evitar acúmulo de tinta seca (principalmente da acrílica) e posterior retirada muito abrasiva, o que pode comprometer os fios.

  • Nunca deixe os pincéis mergulhados em água ou qualquer solvente.

  • Para limpa-los, use as mãos ou um pano umedecido com o solvente indicado pelo fabricante da tinta.

Perfeição em Cada Canto

Na decoração, os pincéis são utilizados principalmente para pintar áreas pequenas ou que exigem mais cautela, seja para dar detalhes do mobiliário, em batentes de porta e janelas ou em rodapés. Ele pode inclusive, com o auxilio de uma fita crepe, criar padronagens geométricas com cores diferentes e modificar completamente uma de suas paredes.

Pesquise bem na hora de escolher o melhor pincel, converse com o vendedor e transforme sua casa. Agora que você já sabe o básico sobre os pinceis, mãos a obra!

Próximas campanhas