Pilão de Prata

Pilão de Prata

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPilão de Prata

O pilão é um utensílio de cozinha herdado da culinária africana. Este objeto foi usado para moer diferentes tipos de alimentos. Em sua origem, esta peça era grande, com medidas que variavam entre 30 e 70 cm, ou seja, ideal para preparar diversos alimentos. Ao longo dos anos, ele foi evoluindo e chegando a todas as casas, em diferentes materiais, desde os nobres, como o pilão de prata, aos mais simples.

O pilão de prata é uma peça com muita utilidade, mas também decorativa. Qualquer cantinho da cozinha ou da sala de jantar, fica ainda mais bonito com este utensílio. Cada vez mais raro, o pilão de prata tornou-se quase uma joia, uma preciosidade para a família que tem um exemplar. Nas páginas do Westwing você encontra produtos e sugestões inspiradoras para enriquecerem a decoração de todos os ambientes da sua casa. Confira!

Pilão de Prata: Das Tradições aos Dias de Hoje

Da cozinha dos africanos herdamos as mais deliciosas receitas e quitutes. Além de temperos, sabores e tradições que foram incorporadas ao nosso dia a dia, da comida e como prepará-la, aprendemos a utilizar diferentes utensílios. O pilão de prata é o modelo requintado do principal moedor usado antigamente.

Nos tempos da escravidão, todo o milho, arroz e grãos passava por uma destas peças. Quando chegou até a cozinha da casa dos senhores, o então pilão de prata era usado para receitas menores e preparo de temperos. Hoje em dia, o pilão de prata é uma peça rara, principalmente pelo valor da matéria-prima, no entanto, outros materiais continuam garantindo o espaço deste utensílio nas cozinhas atuais.

Tipos de Pilão

O pilão de prata é um dos modelos mais tradicionais e elegantes. Além disso, ele é ideal por não acumular restos de alimentos, não agarrar cheiros e por ser fácil de limpar. No entanto, o pilão de prata tem um valor mais elevado, o que dificulta a aquisição da peça.

Por isso, existem outros modelos feitos de materiais mais baratos. O pilão de madeira é a alternativa mais comum usada nas casas. Agora, se o assunto é durabilidade e conservação da peça, o pilão de inox é a opção com mais garantia e com um preço menor do que o pilão de prata.

Cuidados com o Pilão de Prata

Objetos de prata são verdadeiras joias, que devem ser cuidadas com muita atenção para que conservem o brilho e as características originais:

  • Sempre que usar, é importante que limpe o seu pilão de prata. O cuidado regular garantirá o melhor aspecto do utensílio
  • Utilize sempre um pano macio na hora de limpar, secar e polir o pilão de prata
  • Evite receitas caseiras para polir o pilão de prata. Aposte em produtos criados especificamente para a limpeza deste metal
  • Para que o pilão de prata não fique com manchas, guarde-o apenas quando estiver completamente seco

Comprar um pilão de prata é um verdadeiro investimento, pois além de trazer tradições passadas para a cozinha, ele é duradouro e muito decorativo!

Próximas campanhas