Pilão de Pedra Sabão

Pilão de Pedra Sabão

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPilão de Pedra Sabão

A pedra sabão é o nome popular para o Esteatito. Composta sobretudo por talco, é uma rocha muito branda e de baixa dureza, muito encontrada no estado de Minas Gerais. Por sua textura semelhante a de um sabão, ela acabou recebendo este nome. Esta matéria-prima, por ser leve e facilmente esculpida, acabou servindo como base para várias peças e utensílios, principalmente na famosa cozinha mineira. O pilão de pedra sabão é um exemplo desta utilização.

A cozinha mineira é muito saborosa e reconhecida em todo país pela fartura. Para incorporar um pouco deste estilo na sua cozinha, o pilão de pedra sabão é um utensílio fundamental. Seja pequeno ou grande e nas mais diferentes cores, não deixe de investir num destes para a sua casa. Para isso, você não precisa ir até as cidades históricas de Minas Gerais, no Westwing você encontra este e outros produtos charmosos para te inspirar. Confira!

O Pilão de Pedra Sabão

O pilão surgiu há milhares de anos no continente africano e chegou no Brasil no período da colonização. Se na sua origem ele era usado para moer grãos e cereais, por aqui ele foi adaptado para dar origem aos mais diferentes temperos e sabores. O pilão de pedra sabão surgiu no estado de Minas Gerais, onde esta rocha é facilmente encontrada, e tornou-se popular por sua facilidade de ser esculpida.

O pilão de pedra sabão, além de decorativo, é bastante prático, pois é fácil de lavar e não fica com cheiro dos temperos moídos nele. Outros modelos de pedra como o pilão de mármore e o pilão de granito também são eficazes, porém têm um custo mais elevado.

Preparando Temperos com Pilão de Pedra Sabão

Você pode fazer a receita mais simples que for, porém, se utilizar um pilão de pedra sabão para preparar um tempero especial, ela se tornará inesquecível. Na cozinha mineira, ele pode ser usado para preparar uma tradicional pasta de alho e sal, feita em casa. Para os que gostam da culinária italiana, o pilão de pedra sabão é a base ideal para o preparo do molho pesto, um dos mais tradicionais por lá. Os fãs dos pratos indianos, devem ter um pilão de pedra sabão em casa, afinal esta é uma das regiões onde mais se usa temperos nos mais variados pratos.

Como Usar Pilão

Apesar de ser um utensílio simples, o pilão de pedra sabão precisa ser manuseado corretamente. Primeiro, coloque os ingredientes maiores e mais difíceis de serem triturados e vá aos poucos colocando os menores, de maneira cuidadosa, até que a pasta do tempero seja formada. Não acrescente água ou qualquer outro líquido utilizando pilão de pedra sabão, lembre-se que você está preparando um tempero concentrado, portanto não use o utensílio para diluir.

Para garantir que o pilão de pedra sabão não escorregue durante o processo, segure a base com uma mão e segure o pilão com a mão que tenha mais controle. Não se esqueça de lavar o pilão de pedra sabão logo em seguida à sua utilização. Leve o charme da cozinha mineira, juntamente com as tradições passadas para a sua casa. Encontre o pilão de pedra sabão e outros produtos para facilitar a sua rotina no Westwing!

Próximas campanhas