Pilão de Mármore

Pilão de Mármore

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPilão de Mármore

Garantir praticidade no cotidiano é fundamental para cumprir as tarefas domésticas e culinárias com primor. Na hora da preparação dos alimentos, o uso de processadores imperam no processo de triturar grãos e pequenos vegetais, no entanto, existe uma forma manual milenar que está cada vez mais tomando conta dos lares contemporâneos. Você já pensou em usar um pilão de mármore para moer e poupar, além do espaço, a energia elétrica? Aposte no item você também!

São diversos tipos de pilões disponíveis no mercado: desde madeira à um qualificado pilão de mármore. E para lhe ajudar a entender as diferenças entre cada um deles e conhecer os benefícios do uso do pilão de mármore na culinária, o Westwing, maior loja virtual de casa e decoração do Brasil, separou informações valiosas sobre o utensílio queridinho das pessoas que acreditam que o trabalho manual é fundamental para compor receitas incríveis. Leve para casa!

A Origem do Pilão de Mármore

Há milhares de anos, o uso do pilão surgiu na África e até hoje possui uma alta popularidade entre os cozinheiros do continente. Por muito tempo, o uso do utensílio foi consagrado em muitos outros países incluindo o Brasil, porém, com o avanço tecnológico, os consumidores deram preferência aos eletrodomésticos que cumpriam a mesma função. Recentemente, há um movimento que busca retomar técnicas de preparo de alimentos que ajudam a manter o sabor e aroma e, com isso, o mercado da gastronomia reinventou o item nos mais diversificados materiais: o pilão de mármore é um exemplo qualificado para designar a funcionalidade, que se caracteriza principalmente por moer grãos.

Materiais de Pilão

O pilão é um recipiente semelhante a um copo com curvaturas e materiais que facilitam moer alimentos. O item vem acompanhado de um socador e é produzido em diversos materiais como o pilão de mármore, porcelana, madeira e pedra-sabão.

  • Pilão de mármore: o pilão de mármore, assim como pilão de pedra e o pilão em granito, são considerados os mais pesados e eficientes devido à resistência da pedra e por não absorver nenhum aroma e partícula de alimento.
  • Pilão de madeira: ao contrário do pilão de mármore, a madeira é um material absorvente e por isso deixará aromas e partículas. Se você comprar um pilão para moer alho, só poderá usar para essa finalidade.

Os pilões de pedra, mármore ou porcelana, por outro lado, não pegam cheiro. Eles não têm também problema de criar mofo.

Como Usar o Pilão de Mármore para o Processo Culinário

Usar pilão de mármore garante uma refeição muito mais saborosa, pois o processo de moer manualmente mantém o aroma mais intenso. Por isso, o uso do pilão de mármore é indicado para preparar molho pesto, refogados e tudo que resultar da união de diferentes sementes e temperos.

As ervas moídas com o pilão de mármore liberam muito mais aroma. Erva-doce, hortelã, manjericão… Isso acontece porque, quando o alimento entra em contato com o metal de facas e lâminas, as ervas oxidam.

Próximas campanhas