Pilão de Madeira

Pilão de Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPilão de Madeira

Todo mundo tem no seu repertório pessoal aquela receita com gostinho caseiro de comida de interior. Incorporar um pilão de madeira aos utensílios de cozinha viabiliza a preparação de receitas que trazem mais variação de sabores e diversidade ao cardápio da família. Quanto mais empenho e esmero na hora de preparar o tempero mais saboroso será o prato. Uma boa seleção e utilização de utensílios é etapa fundamental para o preparo de um bom tempero.

É na mistura dos legumes, condimentos e especiarias que uma receita ganha corpo e personalidade. O pilão de madeira é peça indispensável para o preparo dos temperos na cozinha tradicional. O instrumento é utilizado para moer os alimentos artesanalmente garantindo sabor insubstituível aos pratos. O Westwing traz toda a informação necessária para você montar a cozinha dos seus sonhos. Conheça mais sobre os usos do pilão de madeira na culinária e saiba tirar o máximo de proveito deste acessório.

Pilão de Madeira: Sabor Tradicional na Cozinha

Quem gosta de cozinhar sabe que o segredo para uma boa comida está no tempero. O conhecimento sobre o uso de utensílios adequados para preparar cada tipo de alimento permite preparar receitas que trazem em sua essência o máximo do sabor e das qualidades de cada ingrediente.

O pilão de madeira é um instrumento de cozinha de origem secular, amplamente conhecido e utilizado na culinária indígena e africana ancestral. Primeiramente construído a partir de um tronco de madeira esculpida acompanhado de bastão para socar os alimentos, o pilão de madeira foi ganhando popularidade e espaço na culinária do dia a dia da maioria das casas. O uso do pilão de madeira é ideal como utensílio auxiliar no preparo de molhos, bebidas, sopas, caldos e sobremesas.

Pilão de Madeira na Culinária

O pilão de madeira é ideal para macerar alimentos como ervas aromáticas, vegetais, frutas, legumes e grãos. O ato de socar ou moer os alimentos no pilão feito de madeira permite a liberação do aroma e sabor dos ingredientes garantindo que suas propriedades se espalhem pela comida com mais facilidade. O resultado? Receitas mais encorpadas, saborosas e com aquele sabor inconfundível de comida caseira.

O uso do pilão de madeira requer alguns cuidados relacionados à preservação do sabor dos ingredientes. É recomendável destinar o pilão de madeira a um único fim na cozinha. A madeira tende a absorver o aroma e gosto dos alimentos com mais facilidade ao longo dos anos. Um pilão de madeira utilizado para o preparo de molhos apimentados, por exemplo, poderá transmitir esse sabor para uma receita doce a base de frutas, mesmo após a lavagem da peça. Assim, se o objetivo é adquirir um pilão de madeira para fazer paçoca, o melhor é destinar a peça a este fim exclusivamente. Outra opção é complementar a cozinha com um pilão de mármore ou um pilão de bambu. A grande vantagem é que, para muitos culinaristas, assim como com o vinho, o pilão de madeira tende a tornar os temperos mais saborosos ao longo dos anos de uso.

Continue acessando o Westwing e descubra um universo em conteúdo sobre produtos, ideias de decoração e dicas para você montar a sua casa. Saiba mais sobre as principais tendências em decoração de cozinhas para você montar o ambiente dos seus sonhos!

Próximas campanhas