Pilão de Inox

Pilão de Inox

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPilão de Inox

O prazer de cozinhar não se resume apenas em descobrir novos pratos, experimentar receitas, acertar o ponto das preparações ou servir família e amigos com refeições criativas ou mesmo com o trivial. Também faz parte da arte de cozinhar aproveitar os alimentos por inteiro e prepará-los com temperos frescos e naturalmente elaborados, técnica que exige pouca habilidade, mas utensílios especiais como um pilão de cozinha, hoje modernizado na forma do pilão de inox.

O costume de macerar condimentos com o pilão vem de séculos, quando escravos usavam o objeto feito de madeira para moer grãos, café e cereais. Anos depois, a peça passou a ser usada com frequência em casas rurais e, atualmente, existe em diversos materiais, sendo o pilão de inox um modelo atual, durável e resistente. Se você é um entusiasta da gastronomia e faz questão de preparar suas especiarias, conheça com o Westwing o pilão de inox!

Pilão de Inox: Tipos e Características

É fato que a culinária caseira tem sido cada vez mais beneficiada com a chagada de utensílios inovadores, arrojados e, por vezes, revolucionários. Mas o bom e velho pilão continua a protagonizar e facilitar as tarefas na cozinha, além de ajudar a deixar os temperos mais saborosos, marcantes e naturais. Em especial, o moderno pilão de inox.

Chamado por alguns de pilão de prata, o pilão de inox, apesar da sua função antiga e rústica, conta com aspecto elegante, possível graças ao acabamento fosco e com leve brilho do aço, material que faz parte tanto da tigela quanto do socador. Alguns modelos de pilão de inox ainda contam com base emborrachada de polipropileno para evitar que a peça escorregue no manuseio.

Em geral, o pilão de inox é fabricado com paredes duplas, detalhe responsável pela resistência do produto, e superfície lisa e sem porosidade, o que garante que o utensílio não fique com odores após o uso. Grande parte dos pilões de inox tem como medida 10 cm de altura por 14 cm de diâmetro, variando em peças ainda maiores e mais profundas ou rasas.

Usando o Pilão de Inox

Mesmo com o aparecimento de diferentes processadores elétricos, o pilão de inox continua a conferir um toque tradicional e rústico a cozinhas e espaços gourmet, misturado ao traço contemporâneo do material. E não pense que o objeto é usado apenas para socar ou amassar temperos e ervas! Multiuso, ele também serve para triturar castanhas, nozes, amendoins, amêndoas e avelãs; e fazer pastas de alho com sal, molhos, patês, pesto e até farofa.

A vantagem do uso de um pilão de inox está no fato de ele não exigir grandes habilidades manuais para o preparo de receitas. No entanto, ao usá-lo, procure segurar a vasilha com uma das mãos de forma a tampar parte da abertura da peça, garantindo que os ingredientes não “escapem”!

Cuidados com o Pilão de Inox

Na hora de escolher o seu pilão de inox, dê preferência aos socadores com a ponta áspera, característica que facilitará o manuseio, uma vez que os alimentos não escorregarão dentro do recipiente. Já para a lavagem do pilão de inox, utilize apenas água e esponja, sem sabão ou detergente; isso ajudará a não passar o gosto para a peça, mantendo apenas o sabor das especiarias e deixando as próximas receitas ainda mais saborosas.

Próximas campanhas