Pierre Paulin

Pierre Paulin

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPierre Paulin

O colorido das peças e o design arrojado são as marcas das criações do designer de móveis francês Pierre Paulin. Foi no século XX que seu nome surgiu, na França e no mundo, como um dos mais talentosos profissionais da área por suas formas inovadoras, causas que estimularam estilos de vida e antecederam as revoluções sociais da época. Pierre Paulin iniciou sua carreira na renomada Artfort, local em que conseguiu apoio para criar os seus primeiros projetos.

Os anos 1960 foram os mais marcantes para Pierre Paulin, período no qual recebeu a colaboração de talentosos artesãos da Le Mobillier National, ajuda que o proporcionou grandes oportunidades, como a restauração do Museu do Louvre e do apartamento do ex-presidente Georges Pompidou, além da criação dos móveis do escritório presidencial de François Mitterand. Este especial do Westwing vai fazer você se encantar com as obras e a vida de Pierre Paulin! Veja!

PIERRE PAULIN: UM DESIGNER REVOLUCIONÁRIO

Cada um dos trabalhos de Pierre Paulin tinha como principal característica a busca do designer pela simplicidade nas formas e sua resistência aos efeitos líricos que a peça pudesse causar. Assim, suas linhas de mobília foram criadas com traços modernos e um estilo dito na época como revolucionário, o que levou Paulin a ser admirado nacional e internacionalmente, além de torná-lo referência ainda nos dias de hoje.

Com a técnica de construção com espuma injetada e estrutura de aço tubular, Pierre Paulin e suas peças foram considerados uns dos mais inovadores da década de 60. Posteriormente, o método de concepção de sofás estofados com faixas elásticas foi igualmente recebido pela indústria moveleira como um feito original e ousado, visto que a ideia ajudou a dar forma a novos móveis ditos como esculturais.

Outro atributo que deu provas de Pierre Paulin ser um profissional versátil e multifacetado foi sua facilidade em percorrer diferentes âmbitos artísticos, tendo atuado, além de designer industrial, de interiores e móveis, como inventor de telefones, embalagens e até automóveis. Porém, foi na criação de mobiliários que o profissional se estabeleceu e ganhou fama, já que levou ao mundo a descoberta de peças inusitadas e confortáveis, perfeitas para a vida moderna.

A LINHA TULIPA DE PIERRE PAULIN

As linhas simples e o design inovador foram estampados por Pierre Paulin, principalmente, em cadeiras, poltronas e banquetas, todas voltadas ao décor de casa – seja para salas, cozinhas ou quarto – e para a decoração de escritórios e home offices. Elas fazem parte de uma linha exclusiva criada pelo profissional e a que mais sucesso fez durante seus 30 anos de carreira: a linha Tulipa. Os móveis Tulipa levavam como materiais espuma injetada e aço tubular, citados anteriormente e que revolucionaram o design moveleiro da época.

A linha levou esse nome justamente por seus componentes lembrarem o formato da flor. Clássicos e elegantes, seus móveis são perfeitos para quem deseja contar com peças de vanguarda no décor, aliando um toque de modernidade e requinte. Desenhadas por Pierre Paulin para se ajustarem ao corpo e proporcionarem conforto, as poltronas e cadeiras da linha Tulipa são aplicadas até hoje na decoração; algumas repaginadas, existem em diversas cores, com estofado aconchegante de couro ou suede, alumínio fundido polido, ajuste de altura e rodízio.

OUTROS PRODUTOS CRIADOS POR PIERRE PAULIN

Os pufes e poltronas Trevo e Gôndola, bem como as poltronas Cogumelo e Oyster e os sofás Toune e Canape também fazem parte das produções criadas por Pierre Paulin, igualmente ousadas, coloridas, com linhas orgânicas e relaxantes. Se você deseja compor o décor com peças de design que provam que o dom de seu criador estava à frente da época em que foram concebidas, os móveis de Pierre Paulin são ideais: além de garantirem um ar contemporâneo, proporcionarão ao ambiente o toque lírico, moderno e arrojado próprios de Paulin.

Próximas campanhas