Pia de Cozinha

Pia de Cozinha

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPia de Cozinha

A pia de cozinha é um elemento muito importante no visual do cômodo. Além de contribuir para o aspecto visual do ambiente, é um item necessário para o preparo de alimentos e limpeza dos utensílios domésticos. Bastante funcionais, as pias de cozinha também podem incorporar elementos de design, se encaixando harmonicamente na decoração do ambiente. Para espaços pequenos ou grandes, há sempre um modelo adequado e capaz de oferecer muita facilidade nas tarefas diárias.

Confira abaixo a lista de informações e dicas que nós do Westwing selecionamos para você conhecer os principais modelos de pia de cozinha e saber como encaixá-la no estilo da sua decoração. Saiba ainda como instalar sua própria pia de cozinha, quais as vantagens e desvantagens de cada material e todos os tipos de funcionalidades que uma pia pode oferecer para sua cozinha. Confira e inspire-se!

Pia de Cozinha: Materiais

A pia de cozinha pode ser encontrada em diferentes materiais. Abaixo, listamos os modelos mais comuns:

  • Pia de cerâmica ou resina: se encaixa muito bem em uma casa de campo ou em uma cozinha no estilo shabby chic com look antigo e romântico. Essas pias de cozinha são particularmente robustas, pois a cerâmica é cozida a uma temperatura elevada, formando uma material denso, resistente a riscos e que não lasca. A instalação dessas pias, contudo, pode ser bastante complicada, portanto conte sempre com a ajuda de um profissional.
  • Pia de inox: esse material combina com praticamente todo o tipo de cozinha, além de apresentar uma série de vantagens, como resistência à corrosão, ao calor e ao choque. Apesar de terem uma superfície lisa e não acumularem resíduos, seu brilho pode ser perdido com o passar do tempo. Por isso, é recomendado utilizar produtos de limpeza específicos para o polimento da pia de cozinha em inox.
  • Pia de granito: extremamente resistentes, as pias de cozinha em granito podem ser encontradas sob a forma de pedra polida ou com acabamento rústico. Apesar de também não acumularem resíduos, devem ser limpadas com frequência, especialmente para manter a aparência brilhante no caso do granito polido.

Funcionalidades Adicionais

Desde versões mais básicas até modelos com tecnologia incorporada, a pia de cozinha pode ser encontrada com diversos níveis de funcionalidade. Alguns modelos de cuba são duplos e vêm acompanhados de escorredores de prato laterais ou centrais. Existem também modelos de pia-fogão, com duas ou quatro bocas com acendimento automático e perfeita integração no preparo dos alimentos.

Porém, em grande parte, o que dá o tom de modernidade à pia de cozinha atual é a possibilidade de seus acessórios, como tábuas de corte, trituradores, cestas, dosadores e dispenser para detergentes. As torneiras para pia de cozinha são um capítulo à parte: elas podem ser fixadas na parede ou na própria cuba e ter partes móveis, como a bica ou uma mangueira flexível. E para quem não abre mão de água quente, há modelos misturadores que permitem oferecer água na temperatura desejada.

A pia de cozinha também pode ser comprada de acordo com a área disponibilizada, seja específica para uma ilha de cozinha ou para ser colocada em um canto ou no centro da bancada, sempre aliada à possibilidade de se otimizar os espaços.

Instalação da Pia de Cozinha

A pia de cozinha normalmente é pesada, além de exigir colas e selantes específicos. Por isso, deve ser instalada com a ajuda de um profissional da construção. Mas para aqueles que desejam se aventurar na reforma da cozinha, seguem alguns passos sobre como instalar uma pia de cozinha com segurança:

  1. Em primeiro lugar, defina um ponto, já que o posicionamento da pia deve ser feito de acordo com a localização do encanamento de água. Anote as distâncias e medidas em uma papel para depois definir o tamanho da pia de cozinha e da bancada.
  2. Com a ajuda de serras, serrotes e máquinas específicas, alinhe as medidas registradas na bancada e fure o espaço necessário para encaixar a cuba e a torneira.
  3. Tente instalar todos os acessórios como torneiras e parte do encanamento externo antes de colocar a pia de cozinha no lugar. Após fazer isso, aplique uma cola de vedar nas bordas da bancada e, depois, encaixe a cuba.
  4. Espere secar e só depois termine de conectar o encanamento para testar o fluxo da água.

Se após todos estes passos tudo estiver funcionando normalmente, resta acrescentar um ralo de pia para não deixar a sujeira passar pelo encanamento e pronto – sua pia de cozinha está pronta para uso!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas