Philip Johnson

Philip Johnson

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPhilip Johnson

Se você conhece um pouquinho de Arquitetura e Design, já deve ter ouvido falar sobre o International Style. Ele foi uma das maiores tendências dessas duas áreas no século XX, alcançando a maioria dos países. No Brasil, por exemplo, Oscar Niemeyer foi bastante influenciado por essa corrente. Mas, você sabe quem foi um dos maiores entusiastas e protagonistas da história do International Style? Seu nome é Philip Johnson. E ele, junto com Henry-Hussel Hitchcock, deu o nome para esse estilo.

Philip Johnson é considerado um dos maiores arquitetos norte-americanos. Suas considerações e obras servem de referência até hoje para muitos estudiosos da área. Quer conhecer um pouco mais sobre esse grande nome da Arquitetura? Aprecie este material que o Westwing montou sobre Philip Johnson e saiba mais sobre sua biografia, seus estudos e sua maior obra: a Casa de Vidro.

Conhecendo Philip Johnson

Philip Cortelyou Johnson nasceu em 7 de agosto de 1906 na cidade de Cleveland, em Ohio (EUA). Ingressou na Universidade de Harvard, onde fez toda a sua graduação e também um mestrado na área de História da Arquitetura. Philip Johnson, além desta formação acadêmica excelente, estudou com Marcel Breuer, um dos maiores arquitetos e designers de sua época, formado pela primeira geração de alunos da Bauhaus.

Logo após o fim de seus estudos, Philip Johnson foi convidado para ser o diretor de arte do recém-criado MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York, um dos mais importantes do mundo. Seu sucesso e reconhecimento só foram aumentando dadas as suas icônicas obras modernas. Em 1978, Philip Johnson foi homenageado pelo AIA, que é o Instituto Americano de Arquitetos, e no ano seguinte, em 1979, foi o primeiro vencedor do Prêmio Pritzker, o mais importante prêmio da Arquitetura mundial.

Philip Johnson e o International Style

O International Style, ou “Estilo Internacional” foi um dos movimentos arquitetônicos e de design mais importe do século XX. Philip Johnson foi seu grande entusiasta, partindo dele algumas das primeiras propostas desse tipo de expressão. Junto com Henry-Hussel Hitchcock, em 1932, lançou um livro no qual apareceu pela primeira vez essa titulação, logo no título. O International Style é conhecido pelo seu estilo funcionalista, que abrange formas e conceitos simples, concretas e racionais a fim de ser compreendida universalmente.

No Brasil, o International Style provocado também por Philip Johnson influenciou grandes nomes da nossa arquitetura, como Oscar Niemeyer, Lucio Costa e Afonso Eduardo Reidy.

Philip Johnson e a Famosa Casa de Vidro

Não tem como falar de Philip Johnson e não citar a Glass House (“Casa de Vidro”), considerada por muitos estudiosos e entendedores como sua maior obra. Ela é avaliada como um ícone da arquitetura e design modernos norte-americanos e foi construída por Philip Johnson em 1949 como sua tese de Mestrado.

A Glass House possui todas as suas paredes externas de vidro e não há divisórias entre os espaços internos, enquanto o banheiro fica dentro de um cilindro de tijolos dentro da casa. Hoje, ela é considerada como patrimônio histórico e pode ser visitada pelos turistas e interessados na obra de Philip Johnson. A Glass House fica na cidade de New Canaan, no estado de Connecticut (EUA). Os ingressos custam entre 25 e 100 doláres.

Agora que você pôde se inspirar com as ideias do arquiteto norte-americano Philip Johnson, que tal conhecer outros grandes nomes? Continue navegando pelo site do Westwing e descubra!

Próximas campanhas