Pérgolas

Pérgolas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPérgolas

Não há nada como passar um belo dia de sol curtindo atividades no quintal ou no jardim. Nestes momentos, é importante ter um espaço coberto para se proteger do calor do sol, certo? As pérgolas são uma solução elegante e versátil para o jardim. É uma área coberta que se integra à natureza e torna a área externa mais agradável e fresca nos dias quentes de verão.

Feitas em diferentes tamanhos e nos mais diversos materiais, as pérgolas assumem múltiplas funções no jardim. Elas podem ser utilizadas para proteger certas plantas da exposição direta ao sol e à chuva, oferecem sustentação para diversas espécies e também podem ser utilizadas para cobrir áreas de convivência externas - como mesas, poltronas, redes e cadeiras. Quer saber mais sobre essa peça versátil? Inspire-se com o Westwing e veja como a pérgola é o toque de elegância que faltava ao seu jardim!  

Pérgolas para todos os gostos

Popularmente conhecidas como ‘caramanchão’, as pérgolas vem ganhando destaque na decoração de áreas externas  e conferem muita elegância aos ambientes. Feitas em madeira, bambu, ferro galvanizado, entre outras tantas possibilidades, as pérgolas adornam qualquer estilo de jardim e dão um toque de sofisticação ao ambiente.

As pérgolas são compostas por quatro colunas e podem ter a cobertura em vigas paralelas ou cruzadas. Para aumentar a proteção, as pérgolas podem ser cobertas com esteiras, vidro, placas de policarbonato, entre outras possibilidades, que tornam a pérgola mais funcional contra o sol e a chuva.

Integrada à natureza

Tradicionalmente, as pérgolas são utilizadas para dar sustentação a plantas de diferentes espécies de trepadeiras e também servem de suporte para vasos suspensos. Além de criarem ambientes mais frescos na área externas, elas também protegem as suas plantas da chuva.

As pérgolas também podem exercer a função de transição entre espaços internos e externos e garantem um ambiente agradável e fresco para aqueles que gostam de receber amigos ou relaxar no jardim.

Saiba o que plantar

Várias espécies de trepadeiras que combinam com as pérgolas. Na hora de escolher, considere o clima e as particularidades da sua região.

Alameda-Amarela: trepadeira de folhas ornamentais, muito verdes e brilhantes. Tem flores de cor amarelo-ouro e pode ser plantada em todas as regiões, apesar de preferir locais mais quentes.

Ipoméia-Rubra: uma trepadeira muito utilizada para revestir grades, treliças e pergolados, tem uma floração duradoura que vai da primavera ao outono. É uma planta delicada no início, mas muito resistente e de baixa manutenção. A Ipoméia-Rubra adapta-se bem ao calor.

Primavera: a primavera é utilizada como cerca viva ou trepadeira, mas também pode ser cultivada como arbusto. Versátil, essa espécie se adapta bem a regiões mais frias, como o sul do Brasil. Possui folhas pequenas e lisas, além de florescimento abundante e em muitas cores.

Essas são apenas algumas das espécies que deixam as pérgolas ainda mais bonitas.

Cuidados na instalação das pérgolas

As pérgolas são lindas, charmosas e dão um toque especial a qualquer ambiente. Porém, antes de instalar a pérgola, é importante tomar alguns cuidados:

– Em áreas externas, é interessante fazer uma sapata de concreto ou utilizar conexões metálicas para fixar a pérgola no chão. Assim, você protege o material e garante uma boa fixação.

– No caso das pérgolas com cobertura em vidro ou policarbonato, é preciso ficar atento à necessidade de inclinação da cobertura para possibilitar o escoamento da água da chuva e o acabamento adequado da peça. Para evitar problemas e garantir uma boa execução da cobertura, procure um profissional.

– Pérgolas em madeira precisam de manutenção para se manterem bonitas e protegidas da ação do tempo

Com tantas ideias e dicas, ficou fácil entender porque as pérgolas são tão valorizadas na decoração! Sofisticadas, bonitas e funcionais, essas peças são o toque que faltava na sua área externa!

Próximas campanhas