Percal

Percal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPercal

Não tem coisa melhor do que deitar em uma cama confortável e sentir o toque gostoso do lençol. Afinal, para uma boa noite de sono, a roupa de cama tem que ter conforto também. As peças feitas em percal são bem agradáveis ao toque, por isso muita gente prefere comprar lençóis de percal. Mas, nem todo mundo sabe o que é o percal, de que tecido ele é feito e a diferença entre os fios.

O percal é feito de algodão, o nome percal refere-se ao tipo de trama utilizada e não ao tecido. Ele é feito em ponto de tafetá , que significa que os fios de urdidura, que são os que correm no sentido do comprimento, e os de trama, que são os que correm na horizontal, cruzam-se um de cada vez. Para simplificar, são trançados como se fosse um fio por cima, outro por baixo. Saiba mais.

O que é percal?

O percal é um tecido de algodão feito com tramas entrelaçadas. Para ser considerado realmente um percal, é necessário que o tecido tenha no mínimo 180 fios por polegada quadrada. Ele tem um aspecto fosco e bem macio ao toque. Quanto mais alto o número de fios, mais resistente e macio é o tecido e melhor também a qualidade do lençol.

Como o percal é um tecido 100% natural, ele é bem mais macio do que os lençóis feitos com fibra sintética. Ele tem um acabamento bem próximo ao algodão e é ótimo para curtir o verão porque é um tecido leve. Também é possível encontrar percal com aspecto acetinado, isso significa que no entrelaçamento dos fios também foi usado o cetim, ele deixa o lençol com um aspecto um pouco mais brilhante, menos fosco que os de 100% algodão e dão um aspecto mais nobre à peça.

A grande vantagem do percal é que ele tem uma excelente durabilidade, justamente por ser feito com tramas trançadas uma a uma, ele tem menor probabilidade de desfiar ou criar bolinhas com o passar do tempo.

180, 200, 250 fios…

Quanto maior a quantidade de fios do lençol, mas macio ele é. Hoje em dia os lençóis podem ser feitos com até 1250 fios. O tecido de 1000 fios, por exemplo, tem uma qualidade bem superior e dura muitos anos, é um investimento para a vida toda. Mas, para escolher a quantidade de fios do seu lençol, o que conta é realmente o gosto de cada um. Escolha um lençol de percal que tenha a maciez, estampas e cores que mais te agradam, afinal, é você quem vai passar uma bela noite de sono em cima delas.

Cuidados com o seu lençol percal

Para garantir que seu lençol percal seja um companheiro de longos anos, vale tomar alguns cuidados:

Lave o seu lençol de percal após a compra, antes de usar pela primeira vez. Assim ele fica mais macio e se ajusta melhor à cama.

Guarde os lençóis em local seco e arejado.

Para uma boa organização, guarde o lençol sempre em jogos para que as peças não se percam e separe-as por cores, das neutras para as mais fortes.

Tamanhos

É importante escolher o tamanho correto para a sua cama, para não sobrar tecido demais, ou faltar, o que é bem ruim.

King Size: 193 x 203 cm

Queen Size: 198 x 158 cm

Casal comum: 188 x 138 cm

Solteiro King: 205 x 100 cm

Solteiro comum: 188 x 88 cm

Agora que você já sabe tudo sobre percal, é só escolher!

 

 

Próximas campanhas