Pequenos Jardins

Pequenos Jardins

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPequenos Jardins

Não importa o tamanho da casa, se a vontade de ter plantas, flores e um espaço totalmente voltado ao encontro com a natureza for grande, é possível criá-lo sem problemas. Os pequenos jardins estão presentes em toda parte: nos apartamentos, escritórios e quintais de casa. Eles são a forma que encontramos para ter um local de bem-estar garantido bem próximo a nós, afinal as plantas e flores tem a capacidade de nos acalmar a mente e renovar os ares.

Por isso, vale a pena saber como montar pequenos jardins em casa e deixar tudo do jeitinho que sempre sonhamos. Mesmo que não tenhamos muito espaço é possível colocarmos alguns vasos, arranjos de flores e até mesmo pequenas árvores expostas. Quer saber melhor como transformar seu ambiente? O Westwing selecionou várias dicas especiais para você criar pequenos jardins lindos e atraentes. Confira abaixo e inspire-se!

Do It Yourself: Arranjos Criativos

PEQUENOS JARDINS NAS ÁREAS EXTERNAS

Muitas vezes temos em casa um pequeno quintal pouco utilizado ou sem vida. Transformar esses locais em pequenos jardins é uma tarefa encantadora, pois o ambiente ficará renovado e muito mais atraente. No quintal pequeno, não tenha medo de utilizar diferentes vasos de plantas de diversos tamanhos. Coloque os vasos maiores no chão, com plantas maiores ou mesmo pequenas árvores. Uma dica para pequenos jardins feitos no quintal é a jabuticabeira. Essa árvore pode ser plantada inicialmente em um grande vaso de chão e ficará viva nele por anos, até mesmo garantindo frutos para a casa.

Você poderá pendurar ganchos de arame nas paredes para pendurar plantas diversas, como lindas samambaias. As folhas dessa planta ficam enormes, dando muito charme e tranquilidade para os pequenos jardins. Nas paredes você poderá utilizar vasos suspensos, criando uma coluna repleta deles. E que tal criar uma horta simples nos pequenos jardins ao ar livre? Utilize os vasos suspensos também para isso, plantando pequenas mudas de alecrim, manjericão, hortelã, orégano e salsinha. Os temperos da casa estarão garantidos e muito mais saborosos.

Para deixar os pequenos jardins nas áreas externas ainda mais bonitos, utilize bonsais diversificados. É possível ter vários em casa, colocando-os em vasinhos pendurados nos muros, no parapeito da janela, em cima de algum móvel ou em qualquer cantinho. Os bonsais dão muita elegância aos pequenos jardins, vale a pena investir nessa espécie.

PEQUENOS JARDINS DENTRO DE CASA

Se você é daqueles que não dispensa um toque verde em casa, com certeza dará preferência para montar pequenos jardins internos. Eles são uma excelente opção para deixar a casa com um toque a mais de vida e boas energias.

Você poderá criar pequenos jardins em qualquer cômodo da casa. Uma dica é utilizar a área embaixo das escadas, no caso de sobrados. Muitas vezes essa área fica sem utilidade e vazia, por isso vale a pena pensar em utilizar um vaso grande com plantas como pacovás, licualas e íris. Você pode até mesmo criar um espaço delimitado com chão de pedras brancas, criando um clima ainda mais agradável.

A varanda de casa é um ótimo espaço para criarmos pequenos jardins. Podemos criar um jardim vertical nas paredes com vasos de flores e plantas de todos os tipos, por exemplo. Em uma varanda que tenha móveis como cadeiras, poltronas e sofás podemos utilizar um vaso grande de plantas para deixar no canto e um arranjo de flores na mesa de centro, por exemplo.

Podemos criar pequenos jardins utilizando o parapeito das janelas. Eles são ótimos espaços para inserirmos floreiras bem caprichadas. Nos parapeitos dos quartos podemos encher as floreiras de flores coloridas e cheirosas. No parapeito da cozinha, é possível criar uma seleção de ervas úteis para o dia a dia, como a hortelã e o manjericão.

Próximas campanhas