Penteadeira Rústica

Penteadeira Rústica

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPenteadeira Rústica

Clássicas e com certo toque de nobreza, as penteadeiras fazem parte da decoração de interiores muito antes do que imaginamos. Móveis geralmente usados por mulheres em quartos para armazenar acessórios e se produzir, eram itens quase que obrigatórios em casas do século XIX e início do século XX. Hoje, além de úteis, são altamente decorativas, graças aos seus inúmeros e lindos modelos. Estilos também não faltam, sendo a penteadeira rústica uma das mais graciosas.

Móveis antigos costumam encantar por seus traços curvilíneos e nostálgicos. Assim pode ser reconhecida uma penteadeira rústica, que tem em um sutil caráter remoto sua principal característica. A ele, misturam-se cores, formatos e acabamentos dos mais variados, muitas vezes responsáveis por dar à peça um toque moderno e renovado. Você acha que a penteadeira rústica é o móvel perfeito para o seu décor? Navegue pela página exclusiva criada pelo Westwing que foi totalmente dedicada a ela!

O Charme de uma Penteadeira Rústica

Sentar de frente a um espelho, pentear os cabelos, se maquiar e perfumar são quase que um ritual. Antes visto e praticado somente na casa de nossas avós ou até mesmo em filmes, o ato não seria possível se não existisse um “toucador”. Assim chamada antigamente a penteadeira rústica.

De discreta a impactante, a penteadeira rústica pode apresentar desde aspectos tradicionais e clássicos até um perfil mais contemporâneo e com elementos inovadores. Já um detalhe que praticamente não muda no móvel é a sua estrutura amadeirada, em geral fabricada de madeira maciça, de demolição, MDF ou MDP.

O que proporciona à penteadeira rústica um visual bucólico é, principalmente, seu acabamento cru, por vezes desgastado ou com efeito pátina. Além disso, a peça é marcada por linhas entalhadas em arabescos ou contornos florais, pés finos e compridos e gavetas com puxadores de ferro vitorianos. Outro atributo bastante singular da penteadeira rústica é a cadeira ou banquinho que a acompanha e, normalmente, apresenta a mesma cor com assento em tecido.

Diferentes Tipos de Penteadeira Rústica

Móveis de madeira como uma penteadeira rústica costumam ter muitas mudanças com o tempo, fazendo nascer outras variações. Por isso, este tipo de móvel pode ser encontrado em diferentes modelos, tamanhos e formatos. Existe, por exemplo, a penteadeira com espelho, versão clássica e quase que unânime do móvel, bem como modelos coloridos.

Neste último caso, a penteadeira rústica é comumente fabricada de madeira laqueada e conta com design bastante moderno e alegre. As cores mais frequentes são a branca, azul, rosa, verde e amarela. Com elas, é possível oferecer ao décor dos ambientes diferentes padrões e estilos decorativos.

Penteadeira Rústica: Inspirações para a Decoração

A primeira dica de décor com o uso de uma penteadeira rústica é: aposte em móveis com os mesmos detalhes e acabamentos. Ou seja, você pode dispor no espaço de outros móveis rústicos de madeira ou, ainda, usar revestimentos amadeirados no piso e estampas delicadas nas paredes, principalmente na que será colocada a penteadeira rústica. Assim, serão criados cenários equilibrados, aconchegantes e cheios de charme.

Quartos de casal, solteiro, jovens ou de vestir, closets, home offices e até halls de entrada podem ter uma penteadeira rústica como elemento decorativo. Para um décor romântico, como o shabby chic ou provençal, a sugestão é usar uma penteadeira rústica branca. Já para um estilo mais ousado ou retrô ou moderno, invista em uma penteadeira rústica azul ou amarela.

Com o móvel, você verá que todos os cantinhos se transformarão em espaços encantadores!

Próximas campanhas