Patchwork

Patchwork

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPatchwork

O patchwork é uma técnica que envolve unir vários tipos de retalhos, para compor diversas misturas de colorações, formatos e design. Esta expressão, traduzida literalmente para o português, significa trabalho com retalhos. O patchwork é o que fica na parte superior da costura,no meio fica a manta acrílica e o forro. Tudo é fixado pelo quilting ou pespontos largos, pontos de costura, em que a agulha entra um pouco atrás do lugar de onde saiu.

No Brasil colonial e imperial, o patchwork era o tipo de atividade limitada aos escravos, que usavam retalhos das roupas de seus senhores para a confecção de cobertas e roupas. Foi só depois da chegada dos imigrantes que o patchwork começou a ser mais difundido. Hoje,é sucesso na decoração e há muitas escolas que ensinam as técnicas dos patchworks. Saiba mais sobre como usar o tipo de costura na decoração com o Westwing!

O Que Exatamente Significa Patchwork

Vamos tentar simplificar para que você consiga identificar fácil uma peça de patchwork, que é uma palavra de origem inglesa e ao ser traduzida significa:

– Patch: retalhos de tecidos, remendos ou peças. Também chamado de piece.

– Work: trabalho.

Patchwork significa, então, o trabalho feito a partir de retalhos de tecidos, unidos por meio de técnicas diversas, criando-se vários tipos de desenhos e padronagens.

Em outras palavras, o patchwork é o processo de costurar unindo pedaços de tecidos para formar uma peça maior, que é chamado de bloco, como uma colcha, almofada, forro de sofá, manta e o que mais a imaginação permitir.

Repetindo-se a sequência de costurar vários blocos sejam eles iguais ou diferentes, você terá uma peça maior ainda. Esta peça que tem vários desenhos em blocos costurados é conhecida por topo ou tampo do quilt. O quilt significa que, ao colocar este topo sobre a manta e o forro, formamos um sanduíche de 3 camadas, isso é chamado de quilt.

O Patchwork na Decoração

O patchwork é perfeito para dar contraste em composições mais modernas e também trazem um aconchego para qualquer ambiente. O patchwork dá o ar da sua graça na decoração há um bom tempo e é cada vez mais forte na decoração seja em sofás, pufes, mantas, almofadas, toalhas, tapetes. Em tudo é possível encontrar patchwork na decoração.

Para quem gosta de costurar pode fazer peças com sobras de tecido que você tem em casa. Elas podem ser de lençóis, toalhas de mesa, roupas e até cortinas que já não fazem mais parte da sua casa. Cada tecido dá a contribuição de um pequeno retalho para uma nova colcha, que acaba colecionando fragmentos da sua história.

A riqueza de cores, tipos e estampas de tecido em uma só peça é que faz do acessório em patchwork tão único e especial. Nenhum sai igualzinho ao outro. O patchwork tem bastante informação, pois tem bastante cor, por isso fica perfeito em ambientes mais neutros, sem detalhes muito chamativos. Mas também combina com uma composição colorida, é só saber dosar e combinar os tons entre si.

Próximas campanhas