Parafusadeira

Parafusadeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraParafusadeira

A parafusadeira é um item indispensável na caixa de ferramentas de qualquer pessoa, unindo a versatilidade das chaves de fenda e phillips em um único equipamento com muito mais praticidade. O principio da parafusadeira é o mesmo da furadeira elétrica, rotação em alta velocidade, mas ao invés de furar superfícies ela encaixa, aperta ou retira parafusos de móveis, brinquedos, artigos eletrônicos e outros, permitindo a melhor construção, montagem ou manutenção destes.

Elas são um divisor de águas para quem gosta de realizar seus próprios projetos domésticos, mas não tem muita paciência com ferramentas manuais e a força que é necessário aplicar sobre elas. Então se você está afim de dar uma cara nova para seus objetos ou simplesmente conserta-los, a Westwing te dá dicas de como melhor usar as principais ferramentas, como a parafusadeira, no seu dia a dia e criar ambientes totalmente novos. Inspire-se!

Formato e Alimentação

Devido a semelhança entre ambas, muitas furadeiras já vem com a função parafusadeira (podendo ser utilizadas em superfícies de metal, madeira, concreto ou acrílico), porém os modelos cujo único papel é parafusar geralmente são menores e mais leves. As parafusadeiras podem ser divididas de acordo com seu formato em três tipos:

  • Pistola: sua forma se assemelha a de uma arma, propiciando um bom manuseio da máquina, porém não é indicada para aplicação em espaços curtos devido a seu tamanho.
  • Bastão: mais caro e não muito comum, tem formato de cabo, não sendo muito prático para uso em  locais muito fundos, mas, ao contrário da pistola, é melhor para espaços curtos.
  • Dobrável: fechado possui o formato do modelo bastão e aberto, o da pistola, podendo assim ser utilizado em qualquer aplicação. É o modelo mais versátil e difícil de encontrar dos três.

Além do formato, as parafusadeiras podem ser alimentadas por meio de cabo ligado a energia elétrica, suportando mais tempo de trabalho, por bateria comum ou de lithium. Ainda há os modelos pneumáticos, mas estes além de difícil aquisição precisam de maior infraestrutura para serem usados.

Bits

Os bits são as cabeças de chaves e brocas de parafusadeiras usadas para parafusar. Eles variam de acordo com o tipo de cabeçote do parafuso, que possui uma região em um formato geométrico específico para receber cada tipo ponta. As chaves e brocas para parafusadeira mais comuns são a de fenda, a phillips  (utilizadas com as mais diversas finalidades) e a allen (usada principalmente na montagem de móveis e peças em mdf).

Utilizando sua Parafusadeira

Não tem segredo o uso de uma parafusadeira, mas três características principais devem receber sua maior atenção: o sentido da rotação, o torque e a velocidade.

O sentido da rotação da parafusadeira determina se você irá parafusar ou desparafusar, bem simples. Enquanto o torque deve ser ajustado de acordo com a área ou peça onde o parafuso é colocado, por isso cuidado para não posiciona-lo em um nível muito alto, apertar demais o componente e estragar a peça. Já a velocidade pode determinar um controle mais brusco ou refinado da ferramenta.

Agora você já está pronto para deixar suas ferramentas manuais de lado e tornar suas pequenas e grandes reformas e consertos em uma atividade muito mais simples e prazerosa. Aposte na praticidade de uma boa parafusadeira para sua casa.

Próximas campanhas