Papel de Parede Xadrez

Papel de Parede Xadrez

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPapel de Parede Xadrez

O xadrez é uma estampa originária da cultura celta e que tornou-se um clássico na decoração graças ao seu caráter versátil. Isso porque existem diferentes tipos de estampa xadrez com formas, cores e dimensões diferentes. Na hora de aplicá-los à decoração, vale ficar atento ao restante do ambiente, já que o xadrez pode ao mesmo tempo ser um charmoso detalhe discreto como um grande diferencial decorativo, como um papel de parede xadrez, por exemplo.

Embora a ideia de um cômodo revestido em papel de padere xadrez pareça ousada, o papel de parede xadrez pode ser uma ótima opção para quem precisa renovar quartos e salas e deseja destacar uma das paredes do cômodo. Porém, para que o uso do papel de parede xadrez seja bem sucedido, é importante saber qual o tipo que mais combina com o ambiente. Quer saber mais sobre como aplicar a estampa no lar? Inspire-se com o Westwing!

Papel de Parede Xadrez: Tipos de Estampas

Se você está pensando em aplicar o papel de parede xadrez em uma ou várias estampas de sua casa, uma dica importante é pesquisar sobre os diferentes tipos de estampa xadrez existentes. Criamos um guia básico para você entender a diferença. Confira abaixo:

Tartan: é a mais popular e versátil das estampas xadrez. O tartan ficou conhecido na Escócia, durante o século XVIII, e era usado para a identificação dos clãs de caça da região, sendo utilizado como símbolos para famílias tradicionais. Até hoje é associado à indumentária escosesa, na forma de kilts. Na decoração, fornece um ar clássico e culto a ambientes, podendo ser uma boa opção de papel de parede xadrez para home offices, quartos e salas de TV;

Vichy: o Vichy é a tradicional malha de quadradinhos pequenos que encontramos em toalhas de piquenique. Se não desejar um papel de parede com cara de toalha de mesa, a dica para papel de parede para sala e quarto é optar por tons monocromáticos ou neutros, como uma escala de preto e cinza, ou preto e bege.

Uma vez escolhida a estampa, é hora de partir para a aplicação. Se optar por um papel de parede xadrez, procure deixar algumas paredes brancas para ganhar luminosidade e guardar um lado “clean” no espaço.

Como Aplicar o Papel de Parede Xadrez

Aplicar o papel de parede xadrez em casa é simples, porém exige cuidado e materiais específicos. São eles: pano úmido, brocha, estilete, tesoura, trena, espátula, e cola específica para papel de parede.

  • Meça a superfície, marque-a no papel, deixe uma sobre de 5 a 10 cm e, com a ajuda do estilete, corte o papel de parede xadrez na medida necessária.
  • Prepare a cola e espalhe-a no revestimento. Faça dobras nas partes onde já foi aplicada a cola, assim não há risco de a cola se perder;
  • Comece a aplicação abrindo pouco a pouco o papel e pressionando-o contra a parede;
  • Corte os pedaços que sobrarem com uma espátula metálica ou estilete;
  • Utilize a espátula de plástico para eliminar bolhas e eventuais rugosidades do papel;
  • Atente-se a casar os desenhos a cada coluna que colar, para que o papel de parede xadrez fique uniforme.

Espere secar completamente e desfrute do novo cantinho xadrez do seu lar!

Próximas campanhas