Papel de Parede Patchwork

Papel de Parede Patchwork

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPapel de Parede Patchwork

Significando “trabalho com retalho” em tradução literal, o patchwork é uma técnica artesanal que reúne tecidos com inúmeras padronagens, formatos e cores, formando uma só estampa. Delicado, apaixonante e extremamente versátil, ele chegou ao nosso continente no século XVII e, desde então, não saiu mais de cena. Hoje em dia, ilustra peças de artesanato e roupas de cama a projetos de decoração completos, sobretudo quando faz parte do gracioso papel de parede patchwork.

São vários os ambientes, estilos e gêneros que podem contar com o caráter eclético do papel de parede patchwork. Isso porque o revestimento apresenta moldes bastante diversificados, de simples e sutis a ousados e cheios de destaque. Se você gosta de um décor que misture tendências e “brinque” com possibilidades modernas de adornar, está no lugar certo. Confira o artigo do Westwing sobre papel de parede patchwork e crie cenários incríveis com as nossas dicas. Inspire-se!

Diferentes Padrões de Papel de Parede Patchwork

Com paleta de cores monocromática ou que mistura duas ou diversas colorações e tons, o papel de parede patchwork varia em formas e funções. Sua característica mais bacana está no fato de navegar por diferentes possibilidades decorativas, servindo como o grande destaque do décor e pontuando doçura e um toque sutilmente artesanal.

Pro meio de formas geométricas quadriculadas e retangulares, sozinhas ou que se misturam, o papel de parede patchwork tem em suas estampas seu atributo mais marcante. Dentre as mais populares, estão as florais, listradas, xadrezes, poás, arabescos e adamascados. No entanto, o revestimento também conta com acabamentos lisos apenas com cor e ilustrações temáticas como as de corações, utilidades domésticas e que imitam ladrilhos hidráulicos.

O Papel de Parede Patchwork Infantil

Como se já não bastasse ser encantador, mesmo para ambientes adultos, o papel de parede patchwork também existe na versão infantil, ainda mais gracioso. Voltado tanto para meninos quanto meninas, seus diversos padrões combinam com qualquer estilo. As estampas variam em motivos de desenhos animados, bichinhos, flores, estrelas, nuvens, balões, laços etc.

Para um quarto infantil feminino, uma boa dica é revestir uma das paredes com papel de parede patchwork rosa e branco. Ele pode ser colado atrás ou do lado do berço e, se as paredes restantes forem neutras, criará um cenário suave e provençal. Já para os meninos, use tons de azul, verde, marrom ou cinza no papel de parede patchwork de forma a que ao menos um crie harmonia com as cores dos móveis e adereços.

Papel de Parede Patchwork para Todos os Estilos

Goste você de um décor ousado ou sóbrio, uma coisa é certa: o papel de parede patchwork certamente terá um modelo perfeito para o seu caso! Por exemplo, se a ideia é usar o revestimento como papel de parede para sala, você pode apostar em um padrão monocromático com listras, xadrez ou liso para uma decoração simples e elegante. Ou misturar várias estampas coloridas para um cenário arrojado ou dar destaque a um ponto em especial.

Já como papel de parede para quarto de casal, este tipo de revestimento é curinga e capaz de criar vários efeitos. Atrás da cama, assume função de cabeceira, bem como pode demarcar com charme a área de um home office. E lembre-se: o papel de parede patchwork é uma excelente pedida também para banheiros, lavabos e cozinhas! Mas para eles, invista no papel de parede vinílico, mais resistente e indicado a áreas úmidas.

Próximas campanhas