Paisagismo

Paisagismo

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPaisagismo

O paisagismo é definido como a decoração e o planejamento do design de jardinagem. Desde a seleção de plantas até a escolha de esculturas para o jardim, tudo é cuidado nos mínimos detalhes para se conseguir o perfeito paisagismo. Porém, antes de começar o paisagismo em si, é importante planejar tudo o que será necessário, prevenindo, assim, qualquer tipo de imprevisto.

O primeiro ponto a ser considerado é qual será o estilo do jardim – pode-se deixar a criatividade fluir, mas recomenda-se seguir o estilo da própria casa. A inspiração e ideias sobre o paisagismo podem ser obtidas em qualquer lugar – revistas de decoração, em parques ou durante as férias. Anote todas as novas ideias, preferências e desejos em um papel e confira nossas dicas para te ajudar a montar o seu projeto de paisagismo. Inspire-se!

Ideias para o Paisagismo

O paisagismo não compreende somente os itens verdes, como plantas, árvores ou as flores, mas também a decoração do terraço e da varanda. Dessa forma o paisagismo precisa combinar perfeitamente as ideias para o jardim, terraço e varanda. Para isso, as cercas e a iluminação devem coincidir com os móveis do jardim, e as esculturas de jardim devem estar próximas ou situadas no terraço. O visual das cadeiras e das espreguiçadeiras deve compor duas áreas, tanto o jardim quanto a varanda.

Privacidade no Paisagismo

O jardim é para muitos um lugar tranquilo e pessoal, considerado uma espécie de paraíso privado. E justamente por isso, o jardim deve ser protegido com cercas dos olhares curiosos vindos de vizinhos e transeuntes, de maneira que seu dono possa aproveitar seu tempo livre neste oásis de bem-estar rodeado das incríveis fragrâncias de flores e plantas. Há muitas possibilidades para se proteger o jardim das olhadas indiscretas e dos perigos externos: o paisagismo pode incluir telas de proteção, cercas naturais ou de outros materiais como madeira ou arame, ou até mesmo toldos como possíveis opções para manter a privacidade.

Paisagismo

Provavelmente a cerca natural é opção mais usada para preservar a privacidade, pois é feita de arbustos e ajudam a embelezar o jardim. Porém, são as mais trabalhosas para se manter, pois precisam de alguns cuidados especiais e manutenção de tempos em tempos. Para evitar este trabalho, as cercas comuns feitas de madeira ou de arame são boas alternativas. Geralmente podem ter um acabamento na cor branca e não precisam de nenhum cuidado especial. Outra opção de cerca no paisagismo é a treliça, feita de madeira e entrelaçada nas plantas e flores, especialmente nas rosas, proporcionando um resultado espetacular no jardim.

Paisagismo com Decoração de Jardim

Qual é a decoração perfeita para o jardim? O planejamento da decoração de jardim também faz parte do projeto de paisagismo. Aqui, a regra de ouro é válida: menos é mais! Com um jardim sobrecarregado, não se consegue o efeito desejado. As estátuas e esculturas, lagos, lanternas e luzes são alguns dos acessórios de decoração que podem ser incluídos no paisagismo para conseguir um resultado ideal.

Jardim de Pedra

O jardim de pedra está se tornando cada vez mais popular! Especialmente o paisagismo que inclui pedras naturais no jardim – a pedra traz mais vivacidade ao paisagismo. A seleção de pedras que se pode usar neste tipo de jardim é muito ampla e variada.

Luz no Jardim

Durante o dia, o jardim se beneficia da luz e transborda cor, tendo um aspecto totalmente incrível. No entanto, quando começa a ficar escuro, as cores das plantas e flores se apagam e tudo se torna escuro e triste. Esta transformação pode ser facilmente evitada com o paisagismo adequado. Usando uma boa iluminação, o jardim consegue mostrar sua beleza e charme através da escuridão. Uma boa opção é a combinação de iluminação direta e indireta, misturando tochas e luzes de chão com pequenas fontes de luz nas árvores e arbustos, criando uma atmosfera mística.

Além do visual, a iluminação é um grande mecanismo de segurança. Um jardim bem iluminado impede a entrada de estranhos e permite com que qualquer movimento seja facilmente visto, pois aumenta o campo de visão e facilita o caminho de entrada até a casa, evitando também a ocorrência de quedas e de uma possível de uma lesão.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Com a rotina acelerada das grandes cidades, é sempre gostoso dispor de um cantinho da natureza dentro de casa. Através de plantas, podemos levar um pouco do campo para o nosso lar e contar com muitos benefícios, como a melhoria na qualidade do ar e o perfume que provém de muitas espécies com flores.

Há muitas maneiras de propiciar o nosso lar com um pouco de verde, independente do tamanho do espaço. Para os que possuem um jardim amplo, pode contar com dicas de paisagismo. Para os que possuem local reduzido, um jardim vertical pode ser uma ótima opção.

O Westwing oferece produtos como jardineiras, vasos, cachepots e regadores para todos os tipos de jardim. São curadorias com itens e dicas que visam facilitar e auxiliar no cultivo das suas plantas. Acesse, cadastre-se e mantenha-se sempre informado com o melhor do universo de casa e decoração!

Próximas campanhas