Paisagismo em Varandas

Paisagismo em Varandas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraPaisagismo em Varandas

O paisagismo é uma atividade na qual se visa criar espaços funcionais agradáveis e bonitos, a partir da utilização de plantas e elementos decorativos. Para isso, por que não criar um ambiente com essas características através do paisagismo em varandas? As plantas e flores dão um ar mais leve e refrescante à qualquer décor, deixando o espaço mais aconchegante e convidativo.

Para que a decoração do ambiente esteja de acordo com a atmosfera que desejamos nos momentos de lazer, confira nesta página do Westwing as dicas para aproveitar espaços grandes e pequenos criando um paisagismo em varandas ideal para a sua casa. Destacamos algumas ideias de jardins alternativos e os tipos ideais de plantas variando com a intensidade de luz que cada varanda recebe. Inspire-se nessas ideias para criar espaços cada vez mais aconchegantes para aproveitar a rotina com mais charme e conforto.

Paisagismo em varandas grandes ou pequenas

Varandas Pequenas: O paisagismo em varandas depende do tamanho disponível para se trabalhar. Em varandas pequenas, para não ocupar muita área de chão, deixando o espaço preferencialmente para os móveis, as plantas podem ser dispostas em jardins verticais feitos com prateleiras ou vasos suspensos. O paisagismo em varandas pequenas através de jardins verticais também pode ser feito com ideias originais, como pallets de madeira, basta prender os vasinhos de flores, plantas ou temperos em cada tábua do pallet ao invés de prender cada um na parede.

Varandas Grandes: O paisagismo em varandas de tamanho maior permite mais opções, que além dos jardins verticais usados nas varandas pequenas, pode contar com a utilização de vasos no chão, acomodados ao lado e entre os móveis. Como espaço não é um problema, é possível diversificar os locais em que as plantas são acomodadas, criando uma estrutura visual mais prazerosa. Combine uma parede com pallets de hortinhas com vasos de chão mais volumosos para acomodar uma palmeira, por exemplo, e em outra parede complete com prateleiras e vasos diferentes de plantas e flores, como canecas, por exemplo.

Tipos de plantas para varandas

Parte essencial do paisagismo em varandas, as plantas e flores devem receber atenção especial na hora da escolha das espécies para diferentes situações climáticas que as varandas recebem, como a quantidade de iluminação natural que o espaço recebe ou até mesmo a quantidade de vento e chuva. Varandas de casa costumam receber mais sol e menos vento, enquanto as varandas de apartamento recebem mais vento e menos sol, por exemplo. Para completar o paisagismo em varandas com plantas que durarão, algumas das espécies indicadas para maior incidência de luz são as Azaleias, Camélias, Gardênias ou até árvores frutíferas, como as jabuticabeiras, para varandas maiores. Já para o paisagismo em varandas que recebem menos luz, algumas das opções são a Flor-de-maio, Petúnias e Lírios.

Inspire-se em nossas dicas para deixar a varanda de casa mais aconchegante e convidativa.

Próximas campanhas